II Jornada do Instituto de Biofabricação em Rede para o Envelhecimento Saudável (IBEROS+)

Sexta-feira, Junho 14, 2024 - 08:45 to 17:00

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005

O Instituto de Biofabricação em Rede para o Envelhecimento Saudável (IBEROS+) é um consórcio de investigação multidisciplinar composto por 14 entidades público-privadas localizadas na região da Galiza-Norte de Portugal, reunindo 150 pessoas de grupos de investigação de diferentes universidades, institutos de investigação, fundações e empresas.

O principal objetivo do IBEROS+ é consolidar investigação e inovação de excelência na área da Biofabricação, com foco na Engenharia de Tecidos e Órgãos e na medicina personalizada. Este objetivo visa responder aos grandes desafios na saúde e societais que o envelhecimento populacional representa.

Esta jornada procura ser um novo ponto de encontro entre os membros de IBEROS+, para partilhar os avanços na I+D colaborativa e explorar novos projetos. A jornada estrutura-se numa primeira sessão de comunicações divulgativas sobre áreas temáticas estratégicas do IBEROS+, como a bioimpressão 3D, os biomateriais avançados, os organ-on-a-chip e os organoides. Na segunda sessão (Comunicações flash) os grupos terão a oportunidade de apresentar novas propostas de I+D procurando sinergias com outros parceiros. Na parte da tarde, teremos uma sessão de posters para que os jovens investigadores apresentem os resultados de investigação de projetos de colaboração em curso. A jornada finaliza com um debate de temáticas relacionadas com a elaboração do Livro Branco em Biofabricação e questões administrativas do programa POCTEP.

Programa disponível aqui