Press News & Events

Ana Maria Gomes: "Mares de vida: sustentabilidade e inovação para um futuro melhor"

Sábado, Setembro 28, 2024 - 09:28
Público

Artigo de Opinião por Ana Maria Gomes, Investigadora do CBQF e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Os oceanos e mares são forças imensas da natureza, fundamentais para a vida no planeta.
No Dia Mundial do Mar, é essencial reconhecer o seu impacto na saúde e bem-estar global.

Com mais de 70% da superfície terrestre coberta por eles, os mares são pilares da biodiversidade, recursos valiosos para inovações biotecnológicas e fontes vitais de alimento, fornecendo proteínas e nutrientes indispensáveis à saúde humana.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o consumo global de produtos do mar quintuplicou em quase 60 anos, de 28 milhões de toneladas em 1961 para 158 milhões em 2019, com apenas metade desse crescimento atribuída ao aumento populacional. A pesca e a aquacultura são cruciais para a segurança alimentar global, sustentando meios de vida e economias.

No entanto, a sobrepesca, poluição e mudanças climáticas ameaçam a sustentabilidade dos recursos marinhos. É imperativo adotar práticas de pesca sustentável, minimizar a poluição e proteger os ecossistemas marinhos que oferecem serviços essenciais, como a captura de carbono e o ciclo de nutrientes. Compreender e preservar a biodiversidade marinha, incluindo iniciativas de restauração e conservação, é vital para a resiliência do planeta.

Leia o Artigo completo aqui