A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia organizam anualmente as Olimpíadas de Biotecnologia. Dirigido aos alunos do ensino secundário este evento propõe-se promover:
- A cultura científica e tecnológica junto dos jovens do ensino secundário
- O conhecimento sobre biotecnologia nas suas múltiplas vertentes
- O interesse por atividades competitivas à escala nacional
- O encontro de jovens com interesses semelhantes na área das ciências
As XXI Olimpíadas de Biotecnologia têm uma eliminatória local e uma final nacional. Esta última inclui um teste teórico e um exame prático no laboratório (a foto acima foi tirada no exame prático de 2025). São estas as datas importantes para 2027:
- Inscrição - até 21 de janeiro de 2027
- Eliminatória - 3 de fevereiro de 2027 das 15 às 16h
- Final nacional, no Porto - 23 de abril de 2027 das 9 às 17h30
As inscrições devem ser concretizadas através deste formulário. Cada escola participante tem de nomear um professor responsável pelo acompanhamento das atividades, que depois receberá por email as instruções relevantes no dia 25 de janeiro de 2027.
A organização das Olimpíadas só é possível graças ao generoso apoio de: