O plano de estudos distribui‐se por 9 unidades curriculares e um trabalho final.

Unidade Curricular Duração ECTS Responsável
Nutrição e metabolismo: uma visão integrada 33h 7 José Camolas
(coordenador de área)
Endocrinologia & Nutrição 27h 5 Adriana Lages
Gestão e controlo do peso 33h 7 Ana Goios
Fundamentos de Gestão 12h 2.5 Nuno Côrte Real
(coordenador de área)
Liderança e Negociação 12h 2.5 Rui Lourenço Gil
Contabilidade Financeira 12h 2.5 Luis Abrantes
Marketing de Serviços 12h 2.5 Susana Costa e Silva
Avaliação de Empresas e Negócios 12h 2.5 João Pinto
Tópicos Avançados de Nutrição 42h 8 Marta Correia
(coordenadora de área)
Projeto final 30h 5.5 Marta Correia, Nuno Côrte Real, José Camolas
Total 225h 45  

Cada unidade curricular poderá incluir uma componente teórica, teórico-prática, seminários e/ou estudos de caso.

UC - Nutrição e metabolismo: uma visão integrada
Esta unidade pretende aprofundar e explorar uma visão integrada da Nutrição e Metabolismo, onde serão abordados os seguintes conteúdos programáticos: Metabolismo: visão geral e metabolismo dos macronutrientes e micronutrientes; Alimentação & nutrição: ciclo de vida e risco cardiovascular; Comportamento alimentar & saúde; Padrão alimentar & saúde (inclui padrões alimentares, genética, epigenética e metabolómica e microbiota e estado nutricional).

UC - Endocrinologia & Nutrição
Nesta unidade curricular os participantes adquirem e consolidam conhecimentos essenciais e práticos essenciais para o exercício profissional na relação estreita entre endocrinologia e nutrição. Os conteúdos programáticos visados incluem: Eixos endócrinos ao longo da vida (da infância à puberdade, adaptações hormonais na gravidez e puerpério e no envelhecimento); Resposta endocrinológica ao exercício físico: da fisiologia à resposta mal-adaptativa; Patologia tiroideia; Diabetes; Obesidade e excesso de peso (inclui abordagem terapêutica do sobrepeso: old & new); Suplementos alimentares & substâncias potenciadoras de performance (inclui regulamentação, caracterização de utilização e consequências do seu uso); Disruptores endócrinos & saúde(inclui modelo conceptual e impacto translacional na saúde global do indivíduo, impacto durante desenvolvimento e consequências endócrinas e metabólicas).

Gestão e Controlo de Peso
Nesta unidade curricular os participantes adquirem e consolidam conhecimentos essenciais e práticos essenciais para a gestão e controlo de peso, determinantes para a saúde e qualidade de vida da população. Os conteúdos programáticos a abordar incluem: Balanço energético e perda de peso (inclui alterações metabólicas e comportamentais durante a perda de peso); Estratégias nutricionais para perda de peso (inclui Low carb vs. Low Fat; Dietas com alto teor de proteína, Popular Diets, fad diets and dieting myths, o padrão alimentar vegetariano); Perda de peso: um olhar para além da dieta (inclui atividade física e exercício na perda de peso, cirurgia bariátrica, o papel do sono na gestão de peso).

UC - Tópicos avançados de Nutrição
1. Eixo Intestino-cérebro

O eixo microbiota-intestino-cérebro é hoje considerado uma área de interesse e potencial significativo de pesquisa. Neste módulo serão abordadas as principais vias metabólicas e de ação moduladora da dieta, e outras, na microbiota intestinal, como medida terapêutica de melhorar a saúde e o bem-estar do cérebro e possíveis aplicações na prática clínica.

2.Empreendedorismo na Nutrição
Os participantes adquirem e consolidam conhecimentos essenciais, práticos e estruturados, para desempenhar papeis de liderança e negociação nas suas equipas, focados no ganho de competências necessárias à resolução colaborativa dos desafios do desenvolvimento de negócios na área da Nutrição em diferentes contextos empresariais.

3.Case studies: Alimentos funcionais na promoção da saúde
Este módulo pretende aprofundar e explorar o conceito de alimento funcional, qual a sua importância para a saúde e apresentar projetos e casos práticos, nomeadamente no melhoramento da qualidade nutricional dos alimentos, na otimização e na fortificação em micronutrientes, na formulação de novos alimentos funcionais com enfoque na promoção da saúde pela via da adição de ingredientes benéficos (probióticos, pré-bióticos, esteróis vegetais, ómega-3, entre outros) ou ainda melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades alimentares específicas com o desenvolvimento de alimentos modificados dirigidos (por exemplo alimentos para intolerantes à lactose).

4.Desenho de intervenções no âmbito da Nutrição comunitária
Este módulo pretende aprofundar e explorar a metodologia inerente a cada uma das etapas do desenvolvimento de uma intervenção comunitária no âmbito da alimentação e nutrição, com enfoque na avaliação de necessidades, fulcral para o desenvolvimento de uma intervenção eficaz, e na avaliação do impacto da intervenção, etapa habitualmente difícil de concretizar.

5.Xenobióticos dietéticos e metabolismo: um guia para uma nutrição personalizada e promoção da saúde
Este módulo pretende explorar a relação entre o metabolismo dos xenobióticos, a nutrição personalizada e a saúde humana. Promover uma compreensão abrangente dos xenobióticos dietéticos e do seu impacto na saúde humana. Investigar as vias metabólicas envolvidas na biotransformação dos xenobióticos dietéticos, explorar as suas fontes e avaliar os seus efeitos na saúde. Orientar os participantes na elaboração de planos nutricionais personalizados com base em perfis individuais de metabolismo xenobiótico, enfatizando  a discussão desses conceitos para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

UC - Fundamentos de Gestão
Conteúdos programáticos: Os conceitos de moeda e de dinheiro. O valor do dinheiro no tempo. O valor atual e o valor futuro de um capital e de um conjunto de capitais. A inflação e o valor real do dinheiro. O funcionamento dos mercados em geral. O mercado de crédito e o custo do dinheiro. O conceito de custo de oportunidade. O conceito, medição e gestão do risco: uma introdução. O risco e a rendibilidade: conceitos inseparáveis.

UC - Liderança e Negociação
Nesta unidade curricular, os participantes adquirem e consolidam conhecimentos essenciais, práticos e estruturados, para desempenhar liderança e negociação nas suas equipas. No fim da unidade curricular os participantes possuirão conhecimentos relevantes para: fomentar engagement nos colaboradores, avaliar e promover o seu desenvolvimento, estabelecer acordos e gerir conflitos equacionando alternativas de ganho conjunto num quadro de resolução colaborativa dos desafios/ problemas.

UC - Contabilidade Financeira
Conteúdos programáticos: Conceitos fundamentais. Objetivos e utilizadores. Enquadramento normativo. Património, fluxos e factos patrimoniais- Contabilidade Financeira vs. Contabilidade de Gestão. Demonstrações financeiras. Balanço. Demonstração dos Resultados por Natureza e por Funções. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Análise Económica e Financeira. Métodos e técnicas de análise financeira. Rácios de estrutura financeira, de liquidez, de rendibilidade, de atividade e de mercado. Análise CVR: Ponto crítico de vendas, margem de segurança e graus de risco operacional e financeiro.

UC - Marketing de Serviços
Conteúdos programáticos: O papel do marketing e o processo de criação de valor. O planeamento estratégico em marketing. O comportamento dos consumidores e os mercados globais. A definição, entrega e comunicação de propostas de valor. Novas tendências do marketing: a digitalização, a automação em marketing, a omnicanalidade e a IA aplicada ao marketing.

UC - Avaliação de Empresas e Negócios
Esta unidade curricular pretende desenvolver a problemática da análise e avaliação (económica e financeira) não só de investimentos nas organizações, mas também a avaliação das próprias empresas. Desta forma, promove a criação de uma base de conhecimentos que permita a perceção e compreensão das principais questões colocadas no processo de decisão financeira, sobretudo na análise e avaliação de investimentos, negócios e empresas, bem como na seleção das fontes e instrumentos de financiamento disponíveis. Será dada ênfase na ilustração de como é que a teoria financeira cria o enquadramento adequado para a análise do processo de tomada de decisões de investimento e de financiamento no seio de unidades de saúde. O programa da disciplina desdobra-se pelos temas da tomada de decisões financeiras, do processo de avaliação de investimentos e das questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões de financiamento.

UC – Projeto Final
Nesta unidade curricular pretende-se a construção de um Plano de Negócio adaptado a um caso concreto (teórico ou real) associado ao desenvolvimento de um negócio nas áreas identificadas durante o presente curso.


Curso apoiado pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência(PRR).

Contactos

B. Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: biotecnologia@ucp.pt
Tel: 22 558 0000
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: www.twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp