O mestrado é uma das etapas mais importantes no percurso profissional pois é a etapa transitória entre o mundo académico e o mundo do trabalho, sendo que o desafio é a escolha de um mestrado onde exista um equilíbrio entre essas duas componentes.
O mestrado em engenharia alimentar possui precisamente essa característica fundamental, uma vez que permite ao estudante, devido às inúmeras parcerias com empresas de renome, estagiar e vivenciar o dia-a-dia do mundo do trabalho. Adicionalmente este mestrado permite ao estudante desenvolver as suas capacidades empreendedoras pela diversidade de atividades que apoia como por exemplo a Ecotrophelia, concurso onde desenvolvi o meu primeiro produto em conjunto com os meus colegas e que me permitiu entrar em contacto com uma grande diversidade de áreas, desde de marketing e segurança alimentar, à elaboração do produto e até à área económica – sempre com o apoio incondicional de todos os professores.
Uma das melhores memórias que tenho do mestrado foram os dias passados no kitchen lab a investigar, desenvolver e criar tendo disponível, sem qualquer tipo de limitação, com todos os recursos fornecidos pela ESB desde equipamentos a matérias-primas e o mais importante: os ensinamentos dos professores.
O corpo docente é o coração do mestrado. A dedicação que demonstram e o carinho que transmitem torna um percurso mais fácil de percorrer por nos sentirmos apoiados. Entrei no mestrado com o objetivo de enveredar na indústria alimentar na área da qualidade e posso dizer que neste momento me encontro exatamente onde pretendia: a trabalhar na área do pescado e no departamento da qualidade porque o mestrado em engenharia alimentar na ESB é um mestrado de prestígio e esse prestígio é reconhecido.