Fotografia de Paulo Ramos

Paulo Ramos

Professor universitário, gestor e consultor na área dos produtos agro-alimentares
Pós-Graduação em Inovação Alimentar

Qualquer inovação alimentar só terá sucesso se estiver corretamente orientada para o mercado, satisfazendo as necessidades de todos os intervenientes na cadeia de valor. O Marketing é o instrumento fundamental para o entendimento e atuação nesses diferentes atores e mercados.
Fotografia de Pilar Valinhas Morais

Pilar Valinhas Morais

Engenheira alimentar da ESB-UCP com uma carreira na indústria alimentar, complementada por formação para executivos. Experiência na área da Inovação em multinacionais de origem inglesa, portuguesa e americana.
Ex-Diretora de Inovação da FRULACT SA

A “Inovação” tem várias definições e envolve diferentes expetativas, mas uma coisa é certa - refere-se sempre a algo positivo! O impacto da Inovação no setor Alimentar é particularmente delicioso: um novo produto ou serviço, versões melhoradas de produtos ou serviços, clientes felizes, parceiros em co-crescimento, empresas rentáveis e um Ambiente e futuro mais sustentáveis! A gestão do “processo de Inovação” torna-se assim fundamental para o sucesso – sem “estrangular” a criatividade e entusiasmo, planeiam-se atividades e tarefas, identificam-se stakeholders, recursos, entregáveis e prazos. Desde a fase de ideação, ao desenvolvimento do protótipo, ao pitch, à primeira venda… haverá maior aventura? algo mais “positivo”?

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