Valores, Visão e Missão

VISÃO

A ESB pretende ser uma instituição de referência internacional a nível de ensino superior universitário e de investigação em Biotecnologia, constituindo-se como uma opção de formação diferenciada nas áreas da bioengenharia e das ciências da vida, com impacto nos setores alimentar, ambiental e saúde, integrando ofertas interdisciplinares e com forte suporte digital. Assente em valores humanistas e de respeito pela natureza, a ESB visa apresentar respostas globais às problemáticas atuais do desenvolvimento social, científico e económico, através da formação de profissionais responsáveis e ativos e da transferência de conhecimento para a sociedade.

MISSÃO

A ESB tem por missão intervir, de forma marcante, nas comunidades científica, social e económica através do desenvolvimento de iniciativas integradas de Ensino, Investigação & Desenvolvimento e Relações com a Comunidade no âmbito da Biotecnologia, afirmando-se como um fórum de excelência internacional com forte consciência nacional, que revela e promove o espírito académico numa perspetiva humanista e de respeito pela natureza.

VALORES

A ESB revê-se nos Valores da UCP e pretende promover, a par do desenvolvimento integral da pessoa, a sustentabilidade e coesão da comunidade, com enfoque em:

Promoção da Pessoa e da Vida - Promover o desenvolvimento pessoal de cada estudante e colaborador, criando um ambiente exigente e rigoroso de ensino e de aprendizagem.

Procura do Conhecimento - Procurar de modo constante, incansável e critico o conhecimento, pela investigação e pelo ensino, e fazer dessa procura o eixo central da sua missão. Praticar o rigor científico e técnico e promover uma abordagem ética na investigação científica.

Liberdade e independência – Desenvolver, em liberdade e com independência, práticas de ensino, investigação e relações com a comunidade.

Solidariedade - Cultivar a solidariedade e a tolerância como os valores que mais e melhor farão desenvolver a cidade e o mundo multicultural que habitamos e que queremos que tenha um rosto cada vez mais humano.

Desenvolvimento sustentável - Promover o desenvolvimento sustentável e uma visão positiva sobre o futuro da Região e do País, alicerçada na ousadia, na pró-atividade, na inovação e na esperança.