Dar e receber: novos estudantes de 2021 participam em atividades humanitárias
Este é o 11º ano consecutivo que a Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto promove junto dos seus novos estudantes um conjunto de atividades de acolhimento centradas no serviço voluntário e subordinadas ao lema “Enquanto alguém estiver mal, todos estamos mal”. Cerca de 65 estudantes recém-ingressados nas licenciaturas foram desafiados a participar na plantação de uma árvore e a ajudar o Banco Alimentar e a Associação Porto Solidário.
Esta tradição da faculdade aproveita o arranque do ano letivo para desafiar os seus novos estudantes de licenciatura a participar em atividades que contribuem não só para a integração entre todos e para o estreitar das relações interpessoais como, também, para sensibilizar para o voluntariado.
Margarida Silva, docente da Escola Superior de Biotecnologia e responsável pelo acompanhamento destas atividades, explica que o voluntariado “é uma peça importante neste grande puzzle da equidade” porque “é obrigação de todos contribuir para uma maior justiça distributiva e reduzir a grande distância que separa as camadas mais frágeis da população daquelas que podem exercer o seu direito a estudar na universidade”.
Uma árvore que simboliza os estudantes
Com a construção do novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia os novos alunos juntam-se no início de cada ano letivo para plantarem uma árvore que simbolizará o seu percurso na faculdade ao longo das próximas décadas.
À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a árvore plantada foi votada pelos novos estudantes dentro das várias espécies de citrinos disponíveis no mercado. A árvore plantada foi um limoeiro caviar rosa.
A plantação decorreu no dia 15 de setembro, durante a tarde, no lado poente do Edifício de Biotecnologia, lugar cujo tema de plantação é “citrinos” e onde já se encontram uma laranjeira e um limoeiro. A Escola Superior de Biotecnologia reservou espaço para mais de 20 anos de plantações anuais.
A faculdade incentiva o voluntariado
Foi no dia 22 de setembro que os novos estudantes das licenciaturas em Microbiologia, Bioengenharia e Ciências da Nutrição dedicaram a tarde a atividades de voluntariado no Banco Alimentar e na Associação Porto Solidário. Os estudantes colocaram-se ao serviço das necessidades destas instituições, tendo organizado os donativos alimentares no Banco Alimentar e limpo um espaço exterior na Associação Porto Solidário.
Margarida Silva explica que a faculdade incentiva o voluntariado porque quer que “os seus alunos cresçam como pessoas e não apenas como especialistas”. Apesar de estas atividades iniciais serem pontuais a faculdade pretende que “criem ritmo e que abram caminho para um envolvimento regular.”
Novos alunos de 2020 unem-se com distanciamento
Continuando a tradição estabelecida com a construção do novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia há quase dois anos, os novos alunos que entraram para Bioengenharia, Microbiologia e Ciências da Nutrição no ano letivo 2020/2021 plantaram um citrino na fachada poente junto ao limoeiro do ano anterior. A fruteira, escolhida por voto secreto pelos alunos, foi uma laranjeira (variedade Baía). Se a Psila-africana-dos-citrinos não levar a melhor vamos poder regalar-nos com laranjas de novembro a fevereiro ainda antes deste alunos terminarem a faculdade. A placa comemorativa a marcar a data “solene” não faltou, e estava bem catita.
Contra as alterações climáticas, plantar, plantar!
Os recém-chegados alunos do 1º ano da Escola Superior de Biotecnologia plantaram hoje, 5 de setembro de 2019, uma árvore - um limoeiro - junto ao novo edifício da faculdade. Este citrino, que tem direito a placa comemorativa, vem marcar o momento da entrada na faculdade e inicia também a tradição das "árvores de curso" que irão enriquecer, uma por ano, o lado poente das instalações. Apesar do calor que se fazia sentir, e com alguma ajuda, a plantação foi feita pelos próprios alunos (os que não cavaram deram apoio moral!). Todos os participantes foram igualmente incentivados a voluntariar-se para o projeto das 100 mil árvores, cuja base de operações é na Católica Porto. Falta agora dar um nome ao novo elemento vegetal do campus!
Ajudar é uma forma de receber
Os novos alunos em 2018/2019 dedicaram uma tarde dos seus primeiros dias na Universidade para colaborar com instituições de apoio social e mostrar que solidariedade não é palavra vã. Em grupos, estiveram presentes em vários pontos do grande Porto e deixaram trabalho (bem) feito.
Banco Alimentar
Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Convento de Francos
Caritas do Porto
Associação Portuguesa dos Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais
Novos alunos 2017/18 voluntariam-se em instituições de solidariedade
Os novos alunos e alunas da ESB, recém chegados no início de setembro, dedicaram à comunidade uma tarde do seu tempo através de atividades de voluntário em diversos pontos da cidade. Desde o Banco Alimentar, onde ensacaram mais de 6 toneladas de comida, ao Centro Social de Nossa Senhora da Vitória, onde a tarde se prolongou enquanto apoiavam crianças a fazer os trabalhos da escola, e incluindo também o Convento de Francos, a Caritas e a Associação Portuguesa dos Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais, os novatos da ESB mostraram brio, espalharam alegria e colheram também algumas experiências embebidas em sobriedade e compaixão. Abaixo alguns desses momentos numa tarde inesquecível.
Convento de Francos
Caritas
APPACDM
Centro Social da Vitória
Novos alunos de 2016/17 voluntariam-se em instituições de solidariedade social
[Setembro de 2016]
Neste arranque de ano letivo os novos alunos distribuiram a sua energia e boa vontade por quatro opções: o Banco Alimentar, a Caritas, o Centro Social Paroquial e a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais. Abaixo algumas fotos das atividades.
Banco Alimentar
Caritas Porto
Centro Social Paroquial
APPACDM
Boas vindas aos novos alunos e atividades de quebra-gelo em Paço de Calheiros 2015/2016
[Setembro de 2015]
Um piquenique é sempre uma boa oportunidade para conhecer e confraternizar... e esta foi muito bem aproveitada!
Voluntariado dos Novos Alunos no Banco Alimentar 2014/2015
[Setembro de 2014]
Esta tarde de voluntariado deu que falar... até mamíferos apareceram por entre os pacotes de comida!
Visita dos Novos Alunos ao Paço de Calheiros (1ª fase) 2014/2015
[Setembro de 2014]
Foi um dia para conhecer: conhecer os outros colegas de ano, a estação de tratamento de águas à base de plantas e outras componentes ambientais da casa senhorial de Calheiros e até conhecer melhor a si próprio graças às atividades de team building.
Jantar Participativo de Acolhimento aos Novos Alunos (1.ª fase) 2013/2014
[Setembro de 2013]
Vejam abaixo algumas das fotos que retratam o grande evento culinário do ano. Inesquecível!
Grande Lanche de Receção aos Novos Alunos (2.ª fase) 2012/2013
[Setembro de 2012]
Os caloiros da segunda fase meteram a mão na massa e prepararam um menu memorável para uma sessão de entrega de diplomas que incluia... os próprios pais. Todos se esmeraram e as iguarias foram para os mais diversos gostos. Uma pena não ter havido sobras!
Mas houve outro tipo de sobras: as fotos e o filme abaixo. Enjoy!
Jantar Participativo dos Caloiros 2012/2013
[Setembro de 2012]
Este filme e fotografias demonstram como se fazem amigos no primeiríssimo dia de aulas na universidade: cozinhando! Todos beneficiaram duplamente, e os professores conheceram o lado mais descontraído dos seus novos caloiros.
Caloiros voluntariam-se no Banco Alimentar
[Setembro de 2012]
O acolhimento ao primeiro ano incluiu uma oportunidade de conhecer uma associação sem fins lucrativos e dar uma pequena ajuda num trabalho infindável. O Banco Alimentar foi um palco de uma mostra de solidariedade e alguma brincadeira.
Visita e apoio ao Tech Club
[Setembro de 2012]
Está em fase de arranque uma iniciativa inovadora de economia social que pode permitir reduzir o desemprego na zona do Porto. Os novos caloiros visitaram, inteiraram-se e deram uma mãozinha no meio de muito convívio.
Os antigos alunos da ESB ajudaram a treinar o sentido de cooperação dos novos caloiros
[Setembro de 2012]
Caloiros da 2.ª fase conhecem-se em "Lanche Interativo"
Caloiros em jornada de voluntariado para a Quercus
No âmbito da semana de acolhimento e integração os novos alunos foram desafiados a demonstrar o seu empenho ambiental participando numa recolha de sementes autóctones em Santo Tirso. O resultado foi uma grande pilha de sacos cheios de bolotas prontas para projectos de reflorestação e uma satisfação geral com a "alma lavada de verde"!
Jantar interativo com professores e novos alunos
[Setembro de 2011]
Embora uma cozinha não seja o local típico para professores e alunos desenvolverem trabalho em conjunto, nesta quarta-feira dia 14 de Setembro de 2011 a cantina da ESB reuniu os caloiros e professores do 1.º ano das várias licenciaturas para uma maratona de cozinhados. O resultado foi um verdadeiro banquete, num ambiente bem divertido e recheado de desafios. As fotos e o filme abaixo ilustram o que se passou nesta sessão gastronómica. A Paróquia do Marquês recebeu parte das iguarias confeccionadas.
Caloiros da ESB plantam árvores na Maia
[Setembro de 2011]
Iniciativa marca o arranque de um projeto que consiste na plantação de 100 mil árvores
Durante a terça-feira, 13 de Setembro, os novos alunos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade da Católica no Porto plantam 50 salgueiros no concelho da Maia. A atividade decorre nas margens do Rio Leça e marca o arranque do projeto que prevê a plantação de 100 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto. Ao longo do dia, os estudantes têm a oportunidade de colaborar na reabilitação do habitat, através da limpeza e controlo de espécies invasoras. A iniciativa assume-se, também, como uma forma de facilitar a integração na vida universitária e na comunidade, através de atividades de voluntariado.
Empenhada em proteger o meio ambiente, a ESB promove diversas ações que procuram envolver as organizações e a população nesta causa. Assim, e já a partir deste mês, dinamiza o curso "Embaixadores da Floresta", através do qual os voluntários aprendem a conhecer as diferentes espécies de árvores, cuidar dos bosques, recolher sementes, germiná-las e plantar. Já no programa "Curadores da Floresta", os participantes disponibilizam cinco dias por ano para cuidar do ambiente. Neste caso, dois dias são reservados à plantação de árvores e os restantes são utilizados para cuidar e limpar a zona reflorestada. Os interessados podem inscrever-se através do endereço embaixadadafloresta.blogspot.com.
Recorde-se que o projeto "Futuro - 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto", a decorrer entre 2011 e 2015, é desenvolvido em parceria com a Área Metropolitana do Porto, a Forestis e a Quercus e prevê a plantação de espécies de árvores autóctones em Santo Tirso, S. João da Madeira, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca e Trofa. Nestes casos, a plantação será efetuada não só pelos alunos da ESB, mas também por várias organizações e cidadãos de cada uma das regiões, sempre sob a coordenação da instituição.
Todas as ações estão inseridas no contexto de atuação do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Trata-se de uma entidade coordenada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.