Mestrado em Engenharia Alimentar

A engenharia ao serviço da cadeia de valor alimentar

Contactos

Queremos falar consigo!

E-mail: perguntas.esb@ucp.pt

Tel: 932 011 541 (chamadas, sms, WhatsApp, Telegram, Signal)

Agende connosco uma reunião online​

Mais Informação

  • 2º Ciclo | 2 anos | Pós-laboral, com 120 ECTS
  • Horário: 2ª a 6ª feira das 17h30 às 22h e sábados das 9h às 13h.

Apresentação

O setor alimentar é fundamental para assegurar a qualidade e o desenvolvimento das populações e sociedades.

A indústria alimentar e de bebidas portuguesa tem vindo a apresentar uma grande capacidade de se projetar e explorar oportunidades de crescimento nos mercados nacionais e internacionais, aumentando anualmente de uma forma consistente o valor das exportações, mesmo durante períodos mais desafiantes.

O investimento em infraestruturas-chave industriais tem de ser acompanhado por um forte investimento em pessoas e conhecimento. A formação de profissionais competentes e capazes de poderem intervir de forma ativa ao longo de toda a cadeia alimentar é crucial para garantir a produção e a oferta de alimentos em quantidade e qualidade, respondendo às exigências dos consumidores cada vez mais conscientes da necessidade premente de uma alimentação saudável e sustentável.

A Engenharia Alimentar é uma área científica-tecnológica, académica e profissional que interpreta e aplica princípios de engenharia e ciência à produção e operações de alimentos, incluindo as etapas de processamento, produção, manuseamento, armazenamento, conservação, controle, embalagem e distribuição de alimentos seguros e eficientes a nível global. Dada a sua dependência da ciência de alimentos, incluindo a microbiologia, física e química, e de áreas de engenharia mais amplas, tais como engenharia elétrica, mecânica, civil, química, industrial e agrícola, a engenharia alimentar é uma das engenharias mais multidisciplinares.

O mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, destina-se aos interessados em engenharia de alimentos e bioprocessos, avaliação de riscos, desenvolvimento e controle de processos, sistemas avançados de produção e questões ambientais e sociais associadas. Esta especialização leva os diplomados a várias oportunidades de emprego num dos setores mais importantes de Portugal e da União Europeia.

Os Mestres em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia são preparados para:

  • Compreender de forma sólida as bases científicas das operações industriais alimentares;
  • Utilizar métodos de avaliação e controlo da segurança e da qualidade dos alimentos;
  • Compreender o efeito dos processos na qualidade dos alimentos, e o impacto da alimentação na saúde (enginomics);
  • Utilizar ferramentas de modelização (modelling) e simulação para prever e otimizar produtos e processos (virtualization);
  • Inovarem na cadeia de distribuição alimentar, através de uma capacidade de abordagem holística (open innovation) e com responsabilidade social;
  • Intervir na conceção, planeamento, desenvolvimento e gestão de sistemas alimentares sustentáveis e inovadores apoiando a produção de alimentos inovadores e de qualidade, seguros e nutricionalmente equilibrados (Foodtech).

AGENDE AQUI UMA REUNIÃO COM A COORDENADORA

Destinatários e Seleção

Podem candidatar-se:

     i) os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal nas áreas de Engenharia Alimentar ou afins;

      ii) os detentores do grau de licenciado noutras áreas de formação poderão ser admitidos, desde que seja emitido um parecer favorável da Comissão de Coordenação; e

      iii) os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESB-UCP como atestando da capacidade para realização deste ciclo de estudos.

PARA QUALQUER QUESTÃO ENVIE-NOS UM EMAIL AQUI

Contactos

Queremos falar consigo!

E-mail: perguntas.esb@ucp.pt

Tel: 932 011 541 (chamadas, sms, WhatsApp, Telegram, Signal)

Agende connosco uma reunião online​

Testemunho

Fotografia de Ana Mota

Ana Mota

Diretora de Qualidade e Segurança Alimentar
Para mim o acompanhamento próximo dos professores do Mestrado em Engenharia Alimentar da ESB é o que promove a excelência académica desta instituição.