Fotografia de Beatriz Bernardes

Beatriz Bernardes

Estudante de Doutoramento e docente convidada
Escola Superior de Biotecnologia
Mestrado em Engenharia Biomédica

O Mestrado em Engenharia Biomédica permitiu-me adquirir conceitos básicos e específicos relacionados com a área da saúde, hospitalar e engenharia. Durante o curso não tinha noção de como estes poderiam vir a ser importante na minha vida profissional e o quanto estes poderiam ser aplicados nas mais diferentes áreas (e não apenas na área biomédica). Tive a oportunidade de aplicar todos estes conceitos na minha vida profissional. Esta iniciou-se numa empresa especializada na área de transferência de calor, mais concretamente no desenvolvimento de sistemas isotérmicos para a área alimentar, farmacêutica e hospitalar. O mestrado também estimulou competências novas, como a resposta a determinados desafios e o desenvolvimento de soft skills (pensamento crítico, trabalho em equipa, comunicação e organização, entre outros).

A ESB é uma segunda casa para mim. Em 2013 iniciei a minha licenciatura e desde então tenho-me mantido sempre ligada à instituição. Durante o meu percurso académico estive envolvida na associação de estudantes, nas jornadas de biotecnologia, na praxe e no programa de mentorado… tenho que agradecer à ESB por me ter dado a oportunidade de poder crescer participando nas mais variadas ações criadas pela universidade e pelos estudantes.

Fotografia de Francisca Costa

Francisca Costa

Área de produção de biomaterial para regeneração óssea
Artur Salgado, SA
Mestrado em Engenharia Biomédica

O Mestrado em Engenharia Biomédica ofereceu-me ferramentas técnicas adequadas que pautaram a minha imediata inserção no mercado de trabalho. Acredito que as versáteis competências adquiridas nesta instituição foram fundamentais para definir o meu percurso profissional de forma competente e promissora.

Esta é uma instituição que promove distintamente a comunicação entre alunos e docentes estabelecendo-se, desde o início, um proativo e recetivo ambiente que me fez sentir sempre apoiada e motivada ao longo de todo o percurso académico.

Considero-me feliz com o caminho profissional que estou a começar a traçar e ansiosa pelo que está por vir!

Fotografia de João Alexandre

João Alexandre

Analista de autorizações e operações em SAP
Siemens SA
Mestrado em Engenharia Biomédica

A passagem pelo Mestrado em Engenharia Biomédica potenciou em mim o desenvolvimento de qualidades analíticas e técnicas, bem como metodologias de trabalho que me permitiram singrar no mercado de trabalho. Adicionalmente pude usufruir do apoio do serviço Estudantes e Empregabilidade que me auxiliou com o ingresso na vida profissional.

Foi no MEB que desenvolvi e maturei características como a ambição, a criatividade, o espírito investigativo e a capacidade de resolução de problemas. Estas características ser-me-ão sempre transversais e tocam tanto a vida pessoal como o que para mim significa ser engenheiro biomédico.

Até agora a minha carreira corresponde ao que procurava: ingressar num meio empresarial e multinacional. Quanto aos sonhos, estes vão-se adaptando e evoluindo e fazendo-me continuar a correr atrás de novos objetivos.

Fotografia de Marta Sofia Magalhães Duarte

Marta Sofia Magalhães Duarte

Estudante de doutoramento
Escola Superior de Biotecnologia
Mestrado em Engenharia Biomédica

De uma forma geral este Mestrado em Engenharia Biomédica ajudou-me imenso a adquirir os talentos e espírito critico e criativo necessários para ingressar numa carreira em investigação científica. O foco no trabalho prático e incentivo à escrita científica que presenciei tornou a entrada num ambiente laboratorial muito mais confortável. Foi também durante este mestrado que tive o primeiro contato com a área de biomateriais, um ramo que me cativou imenso e decidi seguir para o projeto de doutoramento.

Antes da minha estadia na Católica eu sentia-me algo intimidada em ambientes laboratoriais visto que muito da minha formação de licenciatura tinha tido um foco mais teórico. Devido ao foco mais prático deste mestrado consegui desenvolver-me muito neste aspeto. Sinto agora muito mais confiança como investigadora e esta confiança também alastrou para além da área profissional.

Fotografia de Neuza Botelho

Neuza Botelho

Departamento médico
Janssen-Farmacêutica Portugal
Mestrado em Engenharia Biomédica

Esta é uma escola com grande reputação ao nível da biotecnologia, com um nível de exigência muito elevado e que promove ativamente a proximidade e interação entre alunos e professores. Em particular gostaria de destacar a rede privilegiada de contactos internacionais que me proporcionaram a fantástica e enriquecedora oportunidade de integrar a Universidade de Oxford, onde desenvolvi a minha dissertação de mestrado. O conjunto de todos os conhecimentos adquiridos e experiências vividas fizeram com que o meu percurso profissional começasse a ser traçado num rumo promissor logo após terminar o meu mestrado.

É sem dúvida uma faculdade que desenvolve não só profissionais mas também pessoas. Os meus agradecimentos a esta excelente escola!

Fotografia de Randy Quintus

Randy Quintus

Deployment and Support Engineer
Sectra – Medical imaging IT
Mestrado em Engenharia Biomédica

Ao longo do mestrado familiarizei-me com vários conceitos e ferramentas relacionadas com imagiologia médica, gestão hospitalar e até codificação. Como atualmente trabalho na vertente informática do processamento de imagens médicas posso aplicar parte desse conhecimento no dia-a-dia.

Do que mais me lembro dos meus tempos de estudante na ESB é dos professores. A maioria dos professores era muito acessível. Sempre fui capaz de entrar em contacto com os meus professores e pedir conselhos/feedback, dentro e fora da sala de aula. Na verdade, a maioria dos professores incentivava os seus alunos a procurá-los em caso de dúvidas. O resultado foi que sempre me senti apoiado ao longo do meu mestrado.

Fotografia de Raquel Pires

Raquel Pires

IT Quality Assurance
BIAL
Mestrado em Engenharia Biomédica

A formação completa numa área laboratorial, mas também a abordagem do curso numa área mais técnica, proporcionou-me elevada aptidão para desempenhar papéis em diferentes posições e diferentes áreas. Levou-me a redescobrir novos interesses e a trabalhar características importantes para o mundo do trabalho, como resiliência e sentido crítico. Felizmente a minha experiência foi relativamente rápida, porque consegui arranjar emprego ainda antes de defender a minha tese de mestrado.

Do que tenho mais saudades é do grupo de amigos que pude construir e do ambiente mais familiar que distingue a Escola Superior de Biotecnologia das outras faculdades. Sinto que me encontro numa fase de descoberta e a perceber as diferentes oportunidades que este curso nos proporciona, mas posso dizer que estou muito realizada com a atividade profissional em que me encontro de momento. 

Fotografia de Teresa Araújo

Teresa Araújo

Tech Analyst
Deloitte Portugal
Mestrado em Engenharia Biomédica

Durante a minha passagem pela Universidade Católica adquiri uma formação bastante completa (quer a nível teórico como prático), potenciando assim a minha evolução a nível profissional. Ao longo dos anos fui adquirindo conhecimentos diversificados que me ajudaram a trabalhar fora da minha zona de conforto. Pessoalmente sinto que também cresci bastante a nível pessoal, muito essencialmente devido às vivências a nível extracurricular durante o mestrado.

Destaco o meu envolvimento na CASO (voluntariado) e também a experiência de Erasmus em Roma.

Como estudante vou para sempre recordar a proximidade e a ligação criada com os professores, bem como o bom ambiente com os colegas.

Em termos de carreira o âmbito da consultoria sempre me interessou, pelo que estou bastante motivada com esta recente entrada no mundo profissional.

Contactos

A. Queremos falar consigo!

E-mail: biotecnologia@ucp.pt
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Agende connosco uma reunião online