Pós-graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar

FORMAÇÃO EXECUTIVA FOCADA EM SOLUÇÕES DE GESTÃO E INOVAÇÃO PARA O SETOR AGROALIMENTAR
Início a 3 de maio de 2024

Apresentação

Atualmente, a indústria agroalimentar enfrenta diversos desafios, como a complexidade das cadeias de abastecimento, a sustentabilidade ambiental, a segurança alimentar, as crescentes pressões dos consumidores e o aumento da competitividade. É essencial que as indústrias estejam na vanguarda da inovação para sobreviverem nos mercados atuais. O futuro da produção de alimentos será cada vez mais direcionado para indústrias sustentáveis e tecnologicamente avançadas, que garantam a segurança alimentar.

Com o objetivo de contribuir para esse desafio, a Católica Porto Business School e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa apresentam a Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar. Este programa visa capacitar os participantes com competências avançadas e ferramentas necessárias para enfrentar as especificidades e desafios atuais do setor agroalimentar, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar, consolidando conhecimentos em áreas transversais de gestão e inovação, seguindo um quadro conceptual e de boas práticas, de referência internacional.

A Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar oferece aos seus participantes a oportunidade de se atualizarem com os mais recentes desenvolvimentos a nível nacional e internacional orientados para o desempenho de funções nas áreas de gestão e da inovação para o setor agroalimentar e setores relacionados.

São objetivos desta Pós-Graduação:

• Promover a transformação estrutural do setor agroalimentar, contribuindo para o aumento da sua competitividade através da transferência de conhecimento e tecnologias em 4 eixos prioritários: Novos Produtos, Processos, Embalagens e Serviços;
  • Atualizar, enriquecer e aprofundar conhecimentos sobre as áreas transversais da gestão e da inovação contribuindo para a especialização dos intervenientes, diretos ou indiretos, na manutenção dos sistemas alimentares;
  • Explorar novas metodologias e novas tecnologias que sejam eficazes na promoção do sucesso da empresa;
  • Promover uma formação científica completa, rigorosa, atualizada e prática no campo de interseção da gestão com a inovação;
  • Desenvolver capacidade reflexiva crítica.

Áreas de estudo

A formação abrangerá quatro domínios de conhecimento prioritários incluindo fundamentos de gestão, gestão da inovação no setor agroalimentar, inovação de produtos e processos agroalimentares e transformação digital e sustentabilidade contribuindo para um reforço de competências e capacidades, visando promover a especialização e qualificação de quadros no seu sucesso profissional e das empresas em que se inserem. A Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar habilita à diferenciação num contexto académico interdisciplinar de excelência e internacionalmente acreditado.

Os formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para mestrado visto que esta pós-graduação equivale à componente letiva no Mestrado de Biotecnologia & Inovação da ESB.

Destinatários

Os titulares do grau de licenciado, nas áreas de Ciências ou Engenharia, profissionais do setor agroalimentar e setores conexos. Poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, quando o perfil profissional assim o justifique.

B. Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327