Pós-graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar

FORMAÇÃO EXECUTIVA FOCADA EM SOLUÇÕES DE GESTÃO E INOVAÇÃO PARA O SETOR AGROALIMENTAR
1ª Edição | Início a 27 de setembro de 2024

Mais Informação

Créditos ECTS

Língua

Regime

Início do curso

27 de setembro de 2024

Sextas das 14h30 às 18h30
Sábados das 9h00 às 13h00

No caso de existir alterações de horários, estas serão comunicadas aos alunos com a máxima antecedência possível, através do endereço de e-mail disponibilizado nos Serviços académicos.

Calendário

O curso inicia no dia 27 de setemebro de 2024, com uma sessão de abertura onde será apresentado o programa completo.

Apresentação

Atualmente, a indústria agroalimentar enfrenta diversos desafios, como a complexidade das cadeias de abastecimento, a sustentabilidade ambiental, a segurança alimentar, as crescentes pressões dos consumidores e o aumento da competitividade. É essencial que as indústrias estejam na vanguarda da inovação para sobreviverem nos mercados atuais. O futuro da produção de alimentos será cada vez mais direcionado para indústrias sustentáveis e tecnologicamente avançadas, que garantam a segurança alimentar.

Com o objetivo de contribuir para esse desafio, a Católica Porto Business School e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa apresentam a Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar. Este programa visa capacitar os participantes com competências avançadas e ferramentas necessárias para enfrentar as especificidades e desafios atuais do setor agroalimentar, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar, consolidando conhecimentos em áreas transversais de gestão e inovação, seguindo um quadro conceptual e de boas práticas, de referência internacional.

A Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar oferece aos seus participantes a oportunidade de se atualizarem com os mais recentes desenvolvimentos a nível nacional e internacional orientados para o desempenho de funções nas áreas de gestão e da inovação para o setor agroalimentar e setores relacionados.

São objetivos desta Pós-Graduação:

• Promover a transformação estrutural do setor agroalimentar, contribuindo para o aumento da sua competitividade através da transferência de conhecimento e tecnologias em 4 eixos prioritários: Novos Produtos, Processos, Embalagens e Serviços;
  • Atualizar, enriquecer e aprofundar conhecimentos sobre as áreas transversais da gestão e da inovação contribuindo para a especialização dos intervenientes, diretos ou indiretos, na manutenção dos sistemas alimentares;
  • Explorar novas metodologias e novas tecnologias que sejam eficazes na promoção do sucesso da empresa;
  • Promover uma formação científica completa, rigorosa, atualizada e prática no campo de interseção da gestão com a inovação;
  • Desenvolver capacidade reflexiva crítica.

Áreas de estudo

A formação abrangerá quatro domínios de conhecimento prioritários incluindo fundamentos de gestão, gestão da inovação no setor agroalimentar, inovação de produtos e processos agroalimentares e transformação digital e sustentabilidade contribuindo para um reforço de competências e capacidades, visando promover a especialização e qualificação de quadros no seu sucesso profissional e das empresas em que se inserem. A Pós-Graduação em Gestão e Inovação no Setor Agroalimentar habilita à diferenciação num contexto académico interdisciplinar de excelência e internacionalmente acreditado.

Os formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para mestrado visto que esta pós-graduação equivale à componente letiva no Mestrado de Biotecnologia & Inovação da ESB.

Destinatários

Os titulares do grau de licenciado, nas áreas de Ciências ou Engenharia, profissionais do setor agroalimentar e setores conexos. Poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, quando o perfil profissional assim o justifique.

Mais Informação

Créditos ECTS