O plano de estudos deste curso, distribui‐se por 5 Unidades Curriculares e um Trabalho Final.

Unidades Curriculares (UC)

Créditos ECTS

Horas de Contacto

UC1 - Organização, estrutura e bases de dados

3

16

UC2 - Processamento e análise de bio-sinais

3

16

UC3 - Aprendizagem computacional e inteligência artificial

4

20

UC4 - Interfaces utilizador-máquina

2

12

UC5 - Regulamentação e valorização do conhecimento

2

12

Trabalho final

6

24

Total

20

100

Cada unidade curricular poderá incluir uma componente teórica, teórico-prática, seminários ou estudos de caso.

UC1: Organização e estrutura de dados
Nesta unidade inicial aprende-se a: projetar e implementar base de dados, desenvolver aplicações informáticas para gestão de bases de dados, utilizar padrões de comunicação de dados e utilizar sistemas de armazenamento e de comunicação de dados.

UC2: Processamento e análise de bio-sinais
Esta unidade consiste na análise e/ou modificação de sinais utilizando teoria fundamental, aplicações e algoritmos, de forma a extrair informações dos mesmos e/ou torná-los mais apropriados para aplicações biotecnológicas. Serão abordadas técnicas padrão de processamento de sinal transformada discreta de Fourier e transformada discreta de Wavelet para a análise tempo-frequência de sinais, bem como a aplicação de filtros digitais FIR e IIR. Serão apresentados casos práticos da utilização do sinal para prever/classificar amostras no contexto da biotecnologia.

UC3: Aprendizagem computacional e inteligência artificial
Na última década a aprendizagem computacional (ML - machine learning) permitiu o reconhecimento automático da fala e de imagem, o apoio ao diagnóstico de muitas patologias neurológicas e fisiológicas, uma melhor compreensão do genoma humano, a criação de robôs inteligentes em medicina e uma pesquisa mais eficaz na Internet por deep learning, entre muitos outros. Esta unidade centrar-se-á na aprendizagem dos principais fundamentos teóricos de ML e no know-how prático necessário para aplicar estes conceitos, rapida e eficazmente, através de ferramentas de classificação clássicas e de deep-learning para apoio à decisão.

UC4: Interfaces utilizador-máquina
A boa experiência de interação na utilização de interfaces é crucial para o sucesso de um sistema ou produto aplicacional. Por conseguinte, o design, desenvolvimento e a avaliação de sistemas computacionais interativos, assim como os fenómenos principais que acompanham o processo interativo de dados, têm vindo a ganhar um destaque preponderante na atualidade. Numa sociedade onde a utilização de interfaces é cada vez mais frequente torna-se relevante o estudo desta área e o desenvolvimento de boas práticas no seu desenho. Esta unidade centra-se no problema da filosofia e desenvolvimento de mecanismos de interação utilizador-máquina bem como na criação e design de sistemas interativos e seleção de informação para o utilizador.

UC5: Regulamentação e valorização do conhecimento
O desenvolvimento de novas tecnologias para aquisição de dados nas áreas de biotecnologia é altamente regulamentado, de modo a garantir que as novas soluções que entrem no mercado sejam seguras e tragam claros benefícios para os pacientes. Por outro lado, a aquisição, criação de bases de dados e gestão das mesmas - tanto de sinais biomédicos (diagnóstico ou acompanhamento de regimes terapêuticos) de pacientes, como dados obtidos em questionários e dados pessoais - são também regidos por regras que visam proteger a privacidade do paciente/individuo. Esta UC visa proporcionar uma visão global das regras e procedimentos que devem ser respeitados em estudos com dados biomédicos, tanto em investigação como no processo de introdução de novas tecnologias no mercado. Será também proporcionada uma visão dos procedimentos e requisitos éticos a respeitar nestes estudos. Finalmente, a UC dará a conhecer os processos de proteção da propriedade intelectual e de valorização de tecnologia específicos à área de soluções para aquisição de dados em biotecnologia.

Trabalho Final
O trabalho final, de caráter individual, consistirá na realização de um documento escrito, sob a forma de monografia, relatório ou artigo científico, entre outras opções. O trabalho final está sujeito a apresentação oral, no final da pós-graduação, e contará 10% para a nota final.

Contactos

B. Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: biotecnologia@ucp.pt
Tel: 22 558 0000
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: www.twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp