Pós-Graduação em Inovação Alimentar

Programa adaptado às novas exigências do mercado

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: esb@ucp.pt ou perguntas.esb@ucp.pt
Tel: 22 558 00 00 ou 93 201 1541
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp

Mais Informação

Formato

Regime presencial com possibilidade de sessões online (até 50%)

Regime

Pós-Laboral

ECTS

45

Duração

12 Meses

Brochura 

Apresentação

Pensar Inovação Alimentar hoje, é pensar nas transformações e novos desafios que o sector agroalimentar atravessa; é pensar nas alterações tecnológicas, comerciais e organizacionais emergentes e suas implicações; é compreender as estratégias de mercado e como implementá-las e a regulamentação que rege este sector; é perceber a importância da responsabilidade social e as oportunidades de diferenciação que esta acarreta dentro das organizações; é dominar os fatores que influenciam a escolha de alimentos saudáveis e sustentáveis de modo a satisfazer os requisitos e exigências estabelecidas pelo consumidor atual.

A correlação bem estabelecida entre alimento e saúde, concertada com um profundo conhecimento da qualidade e segurança alimentar, constitui uma oportunidade única de inovação e diferenciação para a indústria agroalimentar permitindo o desenvolvimento de novos ingredientes, alimentos nutricionalmente mais equilibrados e sustentáveis, embalagens com novas funcionalidades e muitas outras soluções que têm a saúde e bem-estar como eixo comum.

Da conceção à produção, não descurando a distribuição e comercialização de novos alimentos, é necessária uma qualificação total da indústria que pressupõe, entre outras medidas, um permanente aumento das competências dos profissionais, através da formação contínua, especializada e atualizada. Este desenvolvimento de competências essenciais garante um nível de conhecimento científico e tecnológico cada vez mais qualificado e fundamentado para lidar com os desafios constantes e emergentes e gera valor para o cliente, um atributo essencial e diferenciador no cenário competitivo do século XXI. Uma especialização profissional em Inovação Alimentar é uma oportunidade diferenciadora de poder contribuir ativamente para a estratégia de sucesso e competitividade de uma empresa.

A Escola Superior de Biotecnologia, na sua procura incessante de satisfazer reconhecidas necessidades e orientações do sector Agroalimentar, tem uma Pós-Graduação em Inovação Alimentar.

Com um programa devidamente adaptado às novas exigências do mercado, esta Pós-Graduação prossegue a oferta de uma formação sólida e integrada em áreas estratégicas como marketing, comportamento do consumidor, inteligência emocional, desenvolvimento de novos produtos, ingredientes emergentes, nutrição, gestão da inovação agroalimentar, logística da cadeia alimentar e sustentabilidade, com o objetivo maior de continuar a preparar profissionais para desenvolver atividades nos mais diversos mercados nacionais e internacionais de indústria, consultoria, investigação entre outros.

Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduação permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado. 

Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/.

A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.

 

Corpo Docente

Nas sessões das diferentes unidades curriculares colaboram docentes, investigadores e outros colaboradores da Escola Superior de Biotecnologia e de outras Universidades nacionais e internacionais. A lecionação contará também com a colaboração de quadros especialistas de empresas e Instituições ligadas ao sector alimentar. Algumas sessões poderão ser lecionadas em inglês. 

 

Destinatários

Tratando-se de formação avançada, este curso tem como destinatários quadros com formação superior, nas áreas de Ciências ou Engenharia*, que pretendam desenvolver as suas competências profissionais através da aquisição de novos conhecimentos, práticas e contactos com outras realidades empresariais.
*Poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, quando o perfil profissional assim o justifique.

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação visa atuar como suporte à especialização dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na Inovação Alimentar incluindo o desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, a Distribuição e a Gestão, de forma a contribuir para a consolidação e melhoria de exercício das empresas do sector agroalimentar. 

Desta forma, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:

  • Identificar todos os fatores alimentares que condicionam o estado de saúde e que afetam a indústria agroalimentar de hoje;
  • Tomar decisões relativamente à formulação de produtos alimentares de acordo com o impacto dos seus constituintes na saúde humana;
  • Liderar e executar de forma eficaz o desenvolvimento de novos produtos alimentares, ao nível de gestão de inovação, suportados por componentes científicos, técnicos, legais e experimentais;
  • Identificar estratégias e implementar metodologias ou processos para melhorar produtos tradicionais com o intuito de melhorar o estado de saúde do consumidor;
  • Propor a estratégia regulamentar, educacional e de marketing a implementar, capaz de "ligar produção, nutrição e saúde" com base na ciência;
  • Comunicar de uma maneira eficaz esta informação às equipas de marketing, para melhor gerir os processos de desenvolvimento e comercialização destes novos produtos;
  • Refletir sobre a adequabilidade dos sistemas de produção, distribuição e comercialização da empresa, identificando possibilidades de os tornar mais inovadores e adaptados ao contexto nacional/internacional onde se inserem.

 

Calendário

O Programa de Pós-Graduação é constituído por 14 unidades curriculares que integram sessões teóricas e de orientação tutorial (cerca de 35% desta componente é a distância), práticas, visitas de estudo, seminários avançados proferidos por especialistas de reconhecido mérito, análise de casos de estudo e pela elaboração de um trabalho final.

As sessões de formação presenciais decorrerão quinzenalmente, podendo, no entanto, ter uma frequência semanal em algumas unidades curriculares. As sessões decorrerão às sextas-feiras das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00 (pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões às sextas-feiras de manhã ou sábados de tarde).

A estrutura do plano de estudos possibilita a frequência de unidades curriculares e/ou de temáticas independentes a todos os que pretendam atualizar/aprofundar os seus conhecimentos em domínios específicos. Por cada ação que o formando complete com sucesso será emitido um certificado e, sempre que se justifique, créditos ECTS.

Aos formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação é ainda aberta a possibilidade de prosseguir os seus estudos para Mestrado.
 

Em breve será divulgada a abertura de candidaturas.

 

Coordenação

Coordenação Científica:
Profª Doutora Ana Gomes

Comissão Coordenadora:
Profª Doutora Ana Gomes 
Prof. Doutor Jorge Oliveira 
Profª Doutora Manuela Pintado 
Prof. Doutor Tim Hogg 

Mestre Ana Sofia Pimenta

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327
4169-005 Porto
E-mail: esb@ucp.pt ou perguntas.esb@ucp.pt
Tel: 22 558 00 00 ou 93 201 1541
Telemóvel/WhatsApp/Signal/Telegram: 93 201 1541
Youtube: www.youtube.com/biotecnacatolica
Facebook: www.facebook.com/catolicaportobiotecnologia
Instagram: www.instagram.com/catolica.porto.biotecnologia/
Twitter: twitter.com/BiotecCatolica
Linkedin: www.linkedin.com/school/esb-ucp