Pós-Graduação em Nutrição Pediátrica

Nutrição pediátrica: a chave para um crescimento harmonioso e com saúde
1ª Edição | Início a 18 de outubro de 2024

Mais Informação

Créditos ECTS

Duração

10 meses

Língua

Regime

Horário

Sextas-feiras das 14:30 as 18:30 e Sábados das 9:00 as 13:00, com uma periodicidade quinzenal (pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões em outros horários, previamente acordados com os formandos).

De 18 de outubro de 2024 a setembro de 2025

Brochura

Apresentação

A alimentação e a nutrição assumem-se como determinantes ambientais preponderantes na expressão do binómio saúde-doença. A relação entre os hábitos alimentares, a manutenção do estado de saúde ou o desenvolvimento de doença crónicas parece cada vez mais evidente, apesar de não ser um conhecimento propriamente recente.

Mas se outrora existia uma grande preocupação com a modulação da dieta essencialmente durante a idade adulta, idade em que a doença crónica tem maior prevalência, nos últimos anos tem havido uma preocupação crescente com a alimentação das crianças, não só para assegurar um ótimo crescimento e desenvolvimento, mas também para prevenir o aparecimento de doenças crónicas na idade adulta.

A obesidade infantil é uma patologia sobejamente conhecida, mas entre as crianças é já possível observar prevalências alarmantes de insulinorresistência, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia, não obstante as dificuldades e discrepâncias no estabelecimento do diagnóstico em idade pediátrica.

Esta preocupação com a alimentação em idades precoces vai ainda mais longe, sabendo¬ se hoje que o estado nutricional da mãe na preconceção e o acesso aos nutrientes no ambiente intrauterino modela desde logo a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças crónicas na idade adulta. Existem, por isso, muitas motivações para se conhecer quais os efeitos da alimentação e da nutrição na gravidez (ou ainda antes, no período pré-concecional) e em idade pediátrica, não só visando a otimização do crescimento e do desenvolvimento infantis, mas também prevenindo o desenvolvimento de doenças crónicas.

O programa modular da Pós-Graduação em Nutrição Pediátrica: da Preconceção à adolescência procura desenvolver competências que permitam o enquadramento dos conhecimentos científicos fundamentais no exercício profissional especializado, numa sociedade que valoriza cada vez mais as suas crianças e adolescentes, servindo-se para tal, da formação científica dos formadores e da experiência enquanto profissionais em atividade no setor.

São objetivos desta Pós-Graduação:

• Compreender a dimensão multifatorial do crescimento e do desenvolvimento nas vertentes fisio16gica, psicossocial e comportamental, incluindo o padrão alimentar, visando desenvolver uma visão adequada sobre esta etapa do ciclo de vida;
  • Enfatizar que a infância e a adolescência são as etapas subsequentes ao desenvolvimento intrauterino, discutindo detalhadamente o papel da nutrição antes da gravidez e in útero no crescimento fetal; por outro lado, estas etapas serão seguidas da idade adulta, sendo que a alimenta o e nutrição nesta fase terá um elevado impacto nas etapas seguintes;
  • Promover uma formação científica completa, rigorosa, atualizada e pratica em nutrição pediátrica;
  • Compreender a complexidade da avaliação, do diagn6stico e da intervenção nutricional em crianças e adolescentes;
  • identificar o papel essencial de uma intervenção nutricional adequada na promoção de um estado geral de saúde e de bem-estar, no tratamento de patologias típicas desta etapa do cic1o de vida e na prevenção de doenças típicas da idade adulta;
  • Desenvolver capacidade reflexiva crítica.

Destinatários

Este curso de Pós-Graduação destina-se a titulares de grau de Licenciatura, ou equivalente legal, em Biologia, Bioquímica, Ciências Biológicas, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina, ou outras áreas afins.

A Pós-Graduação será ministrada em conformidade com os conteúdos programáticos, atividades formativas e objetivos previamente definidos e divulgados, cabendo a entidade promotora garantir todas as condições pedagógicas e logísticas para o seu bom funciona mento.

A Pós-Graduação tem a duração total de 126 horas de formação presencial.

O horário de funcionamento da PG é o seguinte: sextas-feiras das 14:30 as 18:30 e sábados das 9:00 as 13:00, com uma periodicidade quinzenal (pontualmente poderão também ser marcadas algumas sessões em outros horários, previamente acordados com os formandos).

No caso de haver alterações de horários e/ou local de formação, estas serão comunicadas aos alunos com a máxima antecedência possível, através do endereço de e-mail disponibilizado nos Serviços e/ou da plataforma digital onde são disponibilizados os materiais de apoio a formação (Blackboard Collaborate).

Curso apoiado pelo projeto Training for Resilience financiado pela União Europeia (NextGenerationEU) no âmbito do Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Para saber mais sobre o PRR visite recuperarportugal.gov.pt.

Logo PRR em png

Mais Informação