Da Ciência à Comunidade: CBQF brilha na Noite Europeia dos Investigadores

Sexta-feira, Outubro 11, 2024 - 09:32

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2024 trouxe, mais uma vez, a ciência para perto das comunidades, e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa destacou-se com atividades que encantaram o público no Porto e em Armamar. Através de iniciativas interativas e envolventes, os investigadores do CBQF mostraram como a ciência pode ter impacto direto na vida quotidiana e na construção de um futuro mais sustentável.

No Porto, o CBQF participou nas atividades realizadas no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), onde apresentou avanços nas áreas da biotecnologia aplicada à saúde e ao ambiente. O evento contou com cerca de 400 visitantes, que puderam explorar o impacto das inovações científicas nas suas vidas. Uma das investigadoras comentou: "A participação nestes eventos é crucial para aproximar as bancadas dos laboratórios à comunidade em geral. Sendo a partilha de conhecimento com pessoas de diferentes backgrounds enriquecedora também para nós, abrindo perspetivas diferentes do nosso trabalho".

Enquanto isso, em Armamar, uma equipa de investigadores do CBQF participou numa edição especial da NEI que visa descentralizar o conhecimento científico e aproximá-lo de regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Joana Barbosa, uma das investigadoras envolvidas, destacou a importância deste evento: "Participar na NEI de Armamar é sentir que podemos, realmente, fazer a diferença e deixar uma marca positiva na vida das pessoas. Levámos Ciência a uma comunidade que nem sempre tem acesso a ela e sentimos que esta nos recebeu de braços abertos. As pessoas - miúdos e graúdos - "bebem" avidamente tudo o que temos para lhes dizer; ouvem com atenção, fazem perguntas muito pertinentes, propõem-se a participar em todas as atividades, com o espírito de quem veio para saber mais. Esta foi a minha segunda participação e foi de coração cheio que ouvi vários testemunhos de pessoas que ainda se lembravam de nós e das atividades que tínhamos levado no ano anterior. Foi, sem dúvida, enriquecedor, para ambas as partes."

Além das atividades científicas, a participação do CBQF na NEI reflete o compromisso do centro em promover a ciência e fomentar uma cultura de excelência. Mariana Bexiga, Gestora de Ciência do CBQF destacou: “O CBQF está profundamente comprometido em disseminar conhecimento científico e promover uma cultura de excelência e troca de saberes. Participações em eventos como a Noite Europeia dos Investigadores são fundamentais para partilhar com o público o trabalho inovador que desenvolvemos e inspirar as novas gerações.