Engenharia de Tecidos e Biofabricação

5 ECTS / Semestral / Inglês

Objetivos e competências

A Unidade Curricular de Engenharia de Tecidos e Biofabricação apresenta conceitos avançados ligados à engenharia de tecidos e medicina regenerativa que permitem compreender todos os aspetos inter- e multidisciplinares envolvidos na reparação, regeneração e/ou substituição de tecidos biológicos e/ou de órgãos humanos. Pretende-se que os alunos distingam as possíveis fontes celulares a serem utilizadas em função do seu potencial de diferenciação e expansão e as várias abordagens nas diferentes aplicações em engenharia de tecidos. Espera-se que os alunos reconheçam o potencial das tecnologias de bioimpressão no desenvolvimento de modelos 3D in vitro de tecidos/órgãos e organoides humanos e possam aplicar esta tecnologia em contextos específicos. Devem também ser capazes de reconhecer os desafios técnicos, éticos e regulamentares na área da biofabricação assim como o potencial para futuros desenvolvimentos.

Metodologias de ensino

A unidade curricular é organizada em 6h teóricas, 6h de orientação tutorial, 3h de seminários e 15h laboratoriais. Ao longo das aulas T os conteúdos são transmitidos através de metodologias expositivas e interrogativas, permitindo a participação ativa dos alunos. Como auxiliar didático é utilizada a projeção multimédia (slides/vídeos). De orientação tutorial e nas aulas laboratoriais são usadas metodologias ativas.

Conteúdos programáticos

De acordo com os objetivos a que se propõe, a disciplina de Engenharia de Tecidos e Biofabricação está organizada em quatro secções temáticas:

1. Introdução: o conceito de engenharia de tecidos
1.1 Reparação versus regeneração: mudança de paradigma
1.2 Abordagens celulares e acelulares

2. Células estaminais e medicina regenerativa
2.1. Biologia celular, proliferação e diferenciação
2.2. Morfogénese
2.3. Introdução ao isolamento e cultura de células estaminais
2.5. Condicionamento in vitro do desenvolvimento de tecidos
2.6. Métodos para avaliar a viabilidade, proliferação e diferenciação celular

3. Bioimpressão