Press News & Events

Pedro Rodrigues: "Engenharia e IA no Suporte ao Diagnóstico Médico: Estamos Verdadeiramente Preparados?"

Quarta-feira, Agosto 28, 2024 - 16:17
Publicação
Observador

Artigo de opinião de Pedro Miguel Rodrigues, docente da Escola Superior de Biotecnologia.

"A IA pode ajudar a resolver os problemas de diagnóstico se houver investimento suficiente para treino e implementação correta com dados suficientemente normalizados, bem catalogados e padronizados.

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma das ferramentas mais transformadoras da era digital, com potencial para revolucionar muitos setores, inclusive a Medicina. No entanto, uma questão permanece: será que a Medicina está realmente preparadas para a IA? A resposta não pode ser dada de forma linear pois é indubitavelmente complexa. Se não vejamos: as tecnologias de IA já demonstraram um enorme potencial em várias áreas da Medicina, mas há sempre um senão, isto porque o investimento nesse campo envolve custos demasiado elevados e, adicionalmente, existem desafios significativos a serem superados, desde a infraestrutura à formação do pessoal clínico até às questões éticas e de regulamentação.

Quando revemos a história do diagnóstico médico, constatamos que ela é fortemente marcada por observações minuciosas. Os médicos medievais para diagnosticarem doenças cardíacas e pulmonares recorriam ao exame físico: pulso, palpação, entre outros. No século XX adicionaram-se os estudos laboratoriais e o século XXI foi prolifero no desenvolvimento de tecnologias de aquisição de imagem e sinal médico de elevada resolução que permitiram avanços clínicos substanciais ao nível do diagnóstico.

Leia o artigo na íntegra aqui.