Investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina participam em projeto que promove Inovação em Biomateriais para Calçado

Terça-feira, Julho 9, 2024 - 15:43

Envolvendo um consórcio de mais de 70 parceiros e um investimento total superior a 70 milhões de euros, o projeto BioShoes4all é um projeto estratégico para a fileira do calçado. Perfeitamente enquadrado dentro dos objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência, este projeto visa aborda as diversas componentes do calçado promovendo a capacitação, a competitividade e a sustentabilidade do setor.

Um dos pilares deste projeto visa o estudo e desenvolvimento de novos biocouros, biomateriais, compósitos, componentes e processos com menor impacto ambiental. O trabalho de investigação realizado no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa tem explorado diversas vertentes deste pilar. Por um lado, estuda subprodutos da indústria agroalimentar como possíveis alternativas para a redução da dependência de base fóssil para promover práticas industriais mais circulares ou mesmo a utilização de material biológico para a produção de novos tipos de solas e tacões.

No dia 26 de junho, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal organizaram uma Ação de Demonstração BioShoes4All, na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira. Durante o evento, foram apresentados os primeiros resultados do projeto e os novos produtos gerados  de uma série de painéis de discussão e através de uma exposição BioShoes4All  que destaca uma nova geração de produtos sustentáveis.

Na sequência dos resultados obtidos pela equipa de investigação e como líder de uma das medidas do painel dedicado a Biofibras, Materiais e Componentes,  Manuela Pintado, professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e diretora do CBQF, foi convidada a apresentar a abordagem que tem sido levada a cabo pela sua equipa de investigação ficando a seu cargo também a moderação de um painel onde participaram representantes de diferentes empresas envolvidas nestes trabalhos, sublinhando a importância da colaboração entre a academia e a indústria para alcançar soluções inovadoras e sustentáveis.

O evento demonstrou o compromisso contínuo da APICCAPS, do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e dos seus parceiros em liderar o caminho para um futuro mais sustentável na indústria do calçado, com o projeto BioShoes4All a desempenhar um papel crucial nesse processo.