Sessões de Seminários em Engenharia Biomédica com o Professor Gianluca Ciardelli

Terça-feira, Outubro 15, 2024 - 17:30 to Quinta-feira, Outubro 17, 2024 - 17:30

Universidade Católica - Porto

Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 PORTO
Show map

Avanços na Bioprinting 3D: Hidrogéis, Bioinks e Aplicações na Biofabricação

A Bioprinting 3D é uma tecnologia inovadora com potencial para transformar a medicina regenerativa e a engenharia de tecidos. Nesta sessão, o Professor Gianluca Ciardelli da Universidade Politécnica de Turim irá discutir os últimos avanços na utilização de hidrogéis e bioinks para a biofabricação de tecidos e órgãos. Este seminário irá oferecer uma visão profunda sobre as mais recentes aplicações desta tecnologia em ambientes clínicos, mostrando como pode contribuir para a reparação de tecidos danificados.

Data: 15 de outubro
Hora: 17h30-19h00
Local: Sala EBI011

Poliuretanos e o seu Potencial par Aplicações Biomédicas

Os poliuretanos são um grupo de polímeros versáteis com um vasto potencial de aplicação na área da saúde. Nesta sessão, o Professor Gianluca Ciardelli irá explorar como os poliuretanos podem ser utilizados em dispositivos médicos, próteses e outras aplicações biomédicas. A sua durabilidade, flexibilidade e biocompatibilidade tornam-nos materiais promissores para a criação de soluções inovadoras na medicina.

Data: 16 de outubro
Hora: 11h30-13h00
Local: Sala EBI023

Inscreva-se aqui

Fronteiras na Medicina Regenerativa e Biomimética: Desenvolvimento de Competências e Oportunidades para Engenheiros Biomédicos

Neste seminário, o Professor Gianluca Ciardelli abordará as fronteiras emergentes na medicina regenerativa e na biomimética. Para os engenheiros biomédicos, estas áreas oferecem um vasto campo de desenvolvimento, com oportunidades para criar novas soluções que imitem processos biológicos naturais para curar e regenerar tecidos. Esta sessão será particularmente relevante para aqueles que procuram desenvolver novas competências e explorar oportunidades de carreira na interface entre a ciência e a engenharia biomédica.

Data: 17 de outubro
Hora: 16h00-17h30