Aluna de Doutoramento distinguida com Prémio “Inovação e Investigação ligada ao setor alimentar do mar”

Terça-feira, Janeiro 10, 2023 - 17:52

Sara Cunha, aluna de doutoramento em biotecnologia na Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, venceu um dos prémios “Inovação e Investigação ligada ao setor alimentar do mar” no evento Expo Fish Portugal 2022.

O trabalho apresentado baseou-se numa metodologia que permite produzir ingredientes bioativos e nutricionais a partir de resíduos orgânicos marinhos e microalgas.

Os ingredientes produzidos têm elevado potencial para serem aplicados em diversas áreas industriais, nomeadamente alimentar, nutracêutica e cosmética. Assim, esta inovação contribui para a valorização de resíduos e espécies marinhas, permitindo a criação de produtos de elevado valor acrescentado alinhados com a procura de mercado por produtos naturais e sustentáveis. O trabalho foi desenvolvido por Sara Cunha, sob orientação da investigadora Manuela Pintado e com o apoio do investigador Ezequiel Coscueta, do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

Este trabalho de investigação foi iniciado em parceria com a empresa Allmicroalgae no âmbito do projeto VALORMAR - Valorização integral dos recursos marinhos: Potencial, inovação tecnológica e novas aplicações, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) (POCI-01-0247-FEDER-024517). Este prémio distingue o potencial dos trabalhos desenvolvidos no grupo para a aplicação industrial, assim como para o desenvolvimento de projetos na área do empreendedorismo.

O evento, que contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, decorreu no dia 16 de novembro no Terminal do Porto de Leixões.

Aluna com o prémio
Os vários contemplados