CBQF destaca-se no Encontro Ciência 2024 no Porto

Sexta-feira, Julho 12, 2024 - 16:28

O CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Escola Superior de Biotecnologia da Univesidade Católica Portuguesa, foi um dos expositores em destaque no Encontro Ciência 2024, realizado no Porto de 3 a 5 de julho. Durante o evento, o CBQF apresentou métodos inovadores para a monitorização de parâmetros ambientais e investigação de ponta em biomateriais e biopolímeros para aplicações biomédicas, bem como sistemas in vitro para medir o impacto de ingredientes e alimentos na microbiota intestinal.

Um dos momentos altos do evento foi a sessão organizada pelo CBQF em colaboração com o CIMO (Centro de Investigação de Montanha) e o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera). Esta sessão centrou-se em tecnologias limpas para obtenção, caracterização e aplicação de extratos naturais de plantas nativas portuguesas, como bolota, eucalipto e oregãos.

O CBQF demonstrou a sua experiência na extração e caracterização destas plantas, realçando as suas aplicações na melhoria da qualidade e vida útil de produtos alimentares, incluindo carne, lacticínios e frutas. O CIMO apresentou a sua investigação sobre plantas de montanha, detalhando o seu uso em bebidas e panificação. O IPMA discutiu a aplicação de extratos de plantas na conservação de peixe e na melhoria da qualidade do marisco.

Manuela Pintado, diretora do CBQF, comentou: "O Encontro Ciência 2024 foi uma excelente oportunidade para partilhar o nosso trabalho em biotecnologia na promoção da inovação sustentável. Estamos orgulhosos do impacto da nossa investigação na indústria alimentar, ambiental e biomédica, contribuindo para um futuro mais sustentável".

Foi um encontro revelador que reafirma o compromisso do CBQF com a Investigação de Excelência e seu impacto na inovação sustentável, colocando Portugal na vanguarda das soluções biotecnológicas para um futuro mais saudável e resiliente.