A Escola Superior de Biotecnologia oferece às escolas secundárias do Norte do país a oportunidade de desenvolver trabalhos práticos nas instalações da faculdade mediante marcação prévia. A participação neste programa é gratuita e a aceitação está condicionada à disponibilidade de laboratórios e horários.
A oferta experimental está organizada nas grandes áreas e atividades específicas abaixo. Cada atividade dura 1:15 e há turnos às 10:00, 11:30, 14:30 e 16:00. Temos três dias da semana em que proporcionamos estas atividades: quartas, quintas e sextas. Só nos é possível receber uma turma de cada vez e a turma tem de ter um mínimo de 10 alunos do ensino secundário de ciências e tecnologias. Se a escola chegar com mais de 10 minutos de atraso a atividade já não se realiza: cada trabalho tem um conjunto de momentos que não é possível comprimir pelo que solicitamos aos professores responsáveis pela visita para chegarem com um mínimo de 15 minutos de antecedência.
Em 2025/26 os agendamentos podem fazer-se a partir de 1 setembro de 2025. O programa decorre entre 4 de fevereiro e 8 de maio de 2026. Para agendar é favor usar este calendário: https://CatolicaBiotecnologia.as.me/experiencias (à medida que os horários e/ou as atividades ficam ocupados deixam de aparecer no calendário).
VEJA AS ÁREAS DE TRABALHO:
A – Ambiente
B – Química
C – Genética
D – Alimentação
E – Engenharia Biomédica
F – Tratamento de Dados
ÁREA TEMÁTICA DE AMBIENTE
Poluição
Acumulação de microplásticos nos oceanos
Os plásticos só foram inventados há um século mas já se tornaram no principal poluente dos oceanos. Os microplásticos (pedacinhos partidos, com menos de meio centímetro) são semelhantes ao plâncton e por isso são consumidos por engano pela vida selvagem. Estima-se que bem mais de um milhão de aves e animais marinhos morram anualmente por causa desta nova forma de poluição. Nesta experiência vai ser possível aprender sobre correntes marítimas, extrair microplásticos de cosméticos à venda no mercado e descobrir como eles se acumulam em sedimentos.
Águas residuais
A importância dos microrganismos no tratamento de águas residuais
Os sistemas biológicos no tratamento de águas contaminadas são as soluções mais utilizadas e mais eficazes para a redução de matéria orgânica, nutrientes e outros poluentes. Nesta atividade será simulado o tratamento da água nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), com especial enfoque nos microrganismos protagonistas do tratamento biológico. Serão determinados os parâmetros de remoção de nutrientes para avaliação da conformidade com os limites de descarga de efluentes no ambiente. Serão ainda abordados novos sistemas de tratamento para além da ETAR convencional e as soluções biotecnológicas que têm vindo a ser desenvolvidas no nosso centro de investigação para fazer face aos novos desafios que têm emergido no tratamento da água.
Chuvas ácidas
Formação de chuvas ácidas e efeitos nos organismos aquáticos
Um dos poluentes gasosos responsáveis pela chuva ácida é o dióxido de enxofre, libertado por atividades industriais e que pode ser transportado para longe do seu local de emissão. A chuva ácida tem efeitos nocivos na saúde e no meio ambiente, especialmente nos ecossistemas aquáticos. Neste trabalho pretende-se verificar a alteração do pH de uma água após reação com o SO2 produzido pela queima de enxofre, simulando os efeitos da chuva ácida no ecossistema. Adicionalmente, serão experienciados os efeitos das chuvas ácidas no mundo que nos rodeia. Os alunos serão ainda desafiados a refletir no papel de cada um na mitigação destes fenómenos.
ÁREA TEMÁTICA DE QUÍMICA
Aproveitamento energético
Produção de biodiesel
O biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados apresenta-se como uma alternativa às tradicionais fontes de energia não renováveis e altamente poluentes tais como o petróleo e seus derivados. A produção laboratorial de biodiesel envolve a conversão dos triglicerídeos, presentes nos óleos e gorduras, em ésteres metílicos ou etílicos, que são os principais componentes do biodiesel. Esta experiência prática laboratorial envolve todas as fases do processo químico e tecnológico, desde a caracterização de matérias-primas e reagentes à realização das reações químicas de transesterificação e à purificação do biodiesel obtido, para além da avaliação da sua qualidade e pureza usando técnicas de cromatografia. Proporciona por isso aos alunos uma compreensão mais profunda do mundo da química e das aplicações tecnológicas, sem descurar as preocupações ambientais. NOTA: este trabalho não está disponível às sextas-feiras.
Termodinâmica
Estudo da variação de entalpia de reações químicas
As reações químicas podem ser classificadas em endotérmicas ou exotérmicas dependendo se absorvem ou libertam calor. Neste trabalho pretende-se determinar as variações de entalpia de várias reações químicas usando um sistema isolado constituído por um calorímetro no qual se realizam as reações, medindo-se a variação de temperatura do sistema e a quantidade de reagentes utilizada em cada uma das reações.
Antocianinas
Estudo da cor e do efeito do pH em pigmentos naturais da couve-roxa
A couve-roxa é rica em pigmentos naturais alguns dos quais variam de cor consoante o pH do meio em que se encontram. A partir do sumo de couve-roxa e de soluções ácidas e alcalinas de concentração conhecida será construída uma "escala" semi-quantitativa de pH que permite comparar a acidez natural de alguns alimentos. Paralelamente, através de processos separativos simples (cromatografia em placa) serão também observados os diversos tipos de pigmentos presentes na couve-roxa bem como estudada a absorção de radiação na zona do visível correspondente às várias cores observadas.
ÁREA TEMÁTICA DE GENÉTICA
Regulação da expressão génica
O consumo de lactose por Escherichia coli e o operão lac
A Escherichia coli pode utilizar lactose como fonte de carbono. Porém, só o fará se não houver outra fonte de carbono, alternativa e mais rentável. Este trabalho ilustra o conceito de operão e demonstra o efeito de indução da expressão génica.
Reação de polimerização em cadeia
Polymerase Chain Reaction (PCR), um processo de replicação de DNA
O processo de PCR, muito popular na maioria dos laboratórios de investigação e de análises de rotina nas áreas de ciências da vida, mimetiza o que ocorre nas células. Este processo, que só é possível graças à existência de organismos termofílicos, faz uso também do facto de os genomas terem regiões conservadas. Este trabalho permite discutir o processo de PCR, a replicação do DNA in vivo e alguns aspectos da evolução dos genomas.
Biologia molecular
Genes que brilham!
A engenharia genética é a área da genética que permite fazer puzzles de genes de forma artificial. Para poder percecionar a presença de alguns elementos genéticos usa-se por vezes um gene repórter – isso mesmo, um gene que indica a presença de outros. Um gene repórter é um gene que se faz notar, por exemplo provocando a emissão de luz ou de cor. Neste trabalho, utiliza-se o plasmídeo pGlo™ que contém um gene originário de uma medusa bioluminescente (Aequorea victoria) que, ao ser introduzido numa bactéria da espécie Escherichia coli, faz com que esta se torne fluorescente. Tudo isto graças ao facto de o gene que se transporta para dentro da bactéria codificar a proteína verde fluorescente (GFP) da medusa. Mas a manipulação genética não se limita a colocar genes dentro de células. Neste caso, é preciso ter estratégias para selecionar as bactérias geneticamente modificadas e para as pôr as brilhar! A genética é fascinante e tem os seus truques…
ÁREA TEMÁTICA DA ALIMENTAÇÃO
Nutrição
Sabores sustentáveis: doces com menos gordura & açúcar e frutos aproveitados ao máximo
Uma parte considerável dos frutos não chega a ser consumida, resultando em desperdício. No entanto esses restos não são propriamente resíduos: são verdadeiras fontes de nutrientes, muitas vezes com propriedades funcionais que os tornam candidatos ideais para substituir gorduras em formulações alimentares. Nesta atividade será utilizada a carcaça de um ananás – que normalmente é descartada mas que apresenta um teor elevado de açúcares, proteínas e fibras. Este ingrediente poderoso será utilizado, em diferentes proporções, como substituto de gordura & açúcar em formulações e confeção de queques tradicionais. Como será o perfil dos macronutrientes destas formulações? Vamos encontrar respostas recorrendo a métodos analíticos avançados (espectroscopia de infravermelho) e também vamos avaliar sensorialmente a qualidade dos queques. NOTA: este trabalho só está disponível às sextas-feiras.
Enzimas
Produção de leite para intolerantes
Este trabalho foca um exemplo de aplicações biotecnológicas na indústria alimentar, a imobilização de enzimas, com o exemplo da intolerância à lactose e o papel de enzimas na digestão. A lactase (beta-galactosidase) é imobilizada em cápsulas de alginato de cálcio e colocadas numa coluna por onde se faz passar o leite. A hidrólise da lactose é seguida pela monitorização da glicose libertada.
Engenharia Alimentar
O poder do plasma na descontaminação de alimentos
O plasma frio, considerado uma tecnologia alimentar emergente, pode ser aplicado eficazmente na descontaminação das superfícies de alimentos sólidos. O plasma tem uma ação germicida e, como é aplicado a frio, não compromete a qualidade e frescor dos alimentos – características que são particularmente importantes nos frutos e vegetais. Nesta atividade vamos explorar a ação do plasma na microflora da superfície de um fruto suculento, desvendando também o impacto em características que despertam os nossos sentidos (como a cor, aroma e textura). Vamos comparar os resultados obtidos por esta tecnologia inovadora com os de um método tradicional que consiste numa imersão em água a temperatura elevada. Quem será o vencedor nesta batalha de tecnologias?
Fermentação
Produção de queijo e de outros produtos lácteos
O leite, um alimento nutricionalmente equilibrado, é utilizado na produção de diversos produtos alimentares tornando a nossa dieta mais diversa e apelativa. Neste trabalho será produzido queijo fresco recorrendo a dois processos de coagulação (química e enzimática). Com o principal sub-produto (soro), por precipitação proteica, será produzido requeijão. A utilização de diferentes aditivos ou a aplicação de diferentes processos tecnológicos permitirá ainda a obtenção de outros produtos lácteos.
ÁREA TEMÁTICA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA
Informática
Construção de um botão de emergência hospitalar
O aumento do número de doentes em contexto hospitalar e a diminuição do número de profissionais de saúde levam a um défice no nível de atenção de que os doentes necessitam. Esse nível de atenção, em algumas situações, pode ser o fator decisivo entre a vida e a morte do doente. Nesta atividade propomos a construção de um circuito elétrico e a programação de um microcontrolador do tipo Arduino para desenvolver um botão de emergência hospitalar. Embora se use uma linguagem informática (C++) não são necessários conhecimentos prévios de programação. Este dispositivo permitirá não apenas que se saiba que um doente necessita de assistência mas também indicará o nível de emergência associado a cada chamada. A implementação deste botão de emergência pode ser crucial para assegurar uma resposta rápida e eficaz em situações críticas, salvaguardando vidas e proporcionando um atendimento mais eficiente e direcionado aos doentes.
Biomedicina
Biomateriais para regeneração de pele
O aumento da esperança média de vida tem tido um grande impacto nas áreas dos dispositivos médicos e dos biomateriais, onde a engenharia se cruza com as ciências da vida, e o desenvolvimento de recursos clínicos para substituição e regeneração de tecidos e órgãos danificados tornou-se numa das áreas de investigação com mais potencial para melhorar a qualidade de vida humana. Neste trabalho serão desenvolvidos materiais para regeneração de pele sob a forma de membranas e com base em materiais naturais. Vão ser testadas as suas propriedades físico-químicas assim como a sua interação com fluidos e os diferentes resultados analisados.
Interface gráfica
Produção de um dispositivo médico por impressão 3D
ÁREA TRANSVERSAL DE TRATAMENTO DE DADOS
Qual é o segredo para interpretar dados?
A resolução de problemas quantitativos precisa de rotinas e estratégias que podem treinar-se e não dependem de se conhecer este ou aquele capítulo da matéria. É por isso que as perguntas que se focam na análise de resultados são das mais fáceis de responder... desde que se tenha percebido a lógica transversal desse tipo de abordagem. Durante esta sessão todos os problemas trabalhados vieram de exames nacionais de biologia e o foco é posto na forma de raciocinar por forma a imbuir os participantes de confiança perante avaliações deste tipo. Ao contrário das restantes a atividade decorre numa sala de aula normal e não num laboratório.