Conversas com Ciência Be-Bio

Os nossos docentes e investigadores disponibilizam uma vasta gama de temas, sempre atuais e relevantes para o ensino secundário, apresentados abaixo. Todas estas palestras podem ter lugar na Escola Secundária (desde que localizada na Área Metropolitana do Porto), na Escola Superior de Biotecnologia ou online via Zoom. A participação neste programa é gratuita. Para agendar é favor contactar para o email biotecnologia@ucp.pt – obrigado!

Biomedicina & Biotecnologia
Oradora: Professora Doutora Ana Gomes

Do mar ao pomar, ao prato, ao medicamento...

O que sabemos sobre as algas? Saberemos que os chineses e os japoneses as incluem na sua dieta há mais de 2500 anos e que das cerca de 70 000 espécies existentes menos de 100 estão comercialmente disponíveis? Ou que são os principais organismos fotossintéticos nos ecossistemas aquáticos, produzindo cerca de 50% do oxigénio que respiramos? Sendo compostas por um manancial de nutrientes e compostos biologicamente ativos, incluindo polissacáridos, proteínas, ácidos gordos, carotenoides, vitaminas e sais minerais as algas oferecem um largo número de aplicações desde a agricultura até às indústrias alimentar, cosmética e farmacêutica – mas quase tudo ainda está por estudar e explorar. Conhecer as algas é abrir as portas para um oceano de soluções à espera de serem descobertas.

Biomedicina
Oradora: Doutora Ana Oliveira

Peças sobresselentes para o nosso corpo: o osso!

Embora muitas pessoas acreditem que os ossos sejam estruturas sólidas e estáticas, eles são constituídos por um tecido vivo, constantemente renovado. Os ossos são o suporte dos músculos, protegem órgãos vitais e armazenam o cálcio, que é essencial para as funções orgânicas. Como funcionam os nossos ossos? E quando deixam de funcionar? As doenças degenerativas e inflamatórias dos ossos e articulações afetam milhões de pessoas no mundo inteiro. Na verdade, elas constituem metade de todas as doenças crónicas em pessoas com mais de 50 anos de idade nos países desenvolvidos. Essas doenças exigem frequentemente procedimentos cirúrgicos, que nos casos mais graves poderão levar à substituição total do tecido danificado. Vem conhecer o mundo dos biomateriais para aplicações ósseas e aprender algumas dicas para cultivar a saúde dos seus ossos!

Microbiologia e saúde
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

Micróbios Mega Maus e Bué Bons

Nesta palestra será abordada a microbiologia enquanto tema de saúde, apresentando o papel dos microrganismos na infeção e também o seu contributo para o nosso bem estar. No processo infecioso vamos relacionar a capacidade invasiva de um dado microrganismo com a virulência e com o estado de imunidade (defesas) do hospedeiro, além de relacionar as características de alguns agentes e a fisiologia do local com a probabilidade de infeção. Também serão apresentadas algumas dimensões benéficas dos microrganismos, como o seu papel de comensais no microbioma e a sua potencialidade como probióticos – uma mais-valia recentemente reconhecida mas potencialmente muito abrangente.

Remediação do solo
Oradora: Doutora Sofia Pereira

Fitorremediação e valorização de solos contaminados

A contaminação dos solos resulta de diferentes atividades antropogénicas, como a atividade mineira e industrial, aplicação de agroquímicos, descargas de lixo urbano e industrial, entre outras, sendo um problema à escala global. Esta palestra pretende abordar estratégias de remediação amigas do ambiente como é o caso da fitorremediação. Esta fitotecnologia caracteriza-se pela interação entre plantas e microrganismos por forma a extrair, degradar, ou imobilizar os contaminantes do solo, contribuindo para melhorar a sua qualidade e ao mesmo tempo recuperar importantes serviços do ecossistema.

Doenças
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

O microrganismo na infeção hospitalar

Sabemos hoje que os agentes patogénicos envolvidos na infeção hospitalar apresentam características de virulência e resistência diferenciadas das da infeção na comunidade. Além das características dos microrganismos, o ambiente tem um papel determinante na propagação e prevalência de cada microrganismo. Durante a palestra serão apresentados estudos de caso para alguns microrganismos no que toca à sua prevalência em vários ambientes e à sua maior resistência aos antimicrobianos. No final será aberto um debate sobre soluções possíveis para reduzir e controlar estas infeções no ambiente hospitalar.

Economia circular
Oradora: Doutora Catarina Amorim

Águas residuais: lixo ou recurso valioso?

O uso de água nas nossas atividades diárias é inevitável, quer seja nas nossas casas, escolas ou locais de trabalhos. As águas sujas, contendo matéria orgânica e nutrientes, são encaminhadas para as estações de tratamento de águas residuais que tratam estas massas de água para as devolver à Natureza. O processo de tratamento de águas residuais tem um elevado custo económico mas hoje em dia existem várias estratégias que permitem obter novos e valiosos recursos. Nesta palestra serão abordadas as diferentes estratégias de valorização de águas residuais.

Microbiologia clínica
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

Microbiologia do hospital ao laboratório

Durante a palestra serão apresentados alguns exemplos tipificados de agentes bacterianos responsáveis pela infeção humana (como a Escherichia coli), relacionando os microrganismos com o processo de infeção e sinais e sintomas desencadeados no hospedeiro. Alguns métodos laboratoriais que permitem realizar o diagnóstico desde a colheita até à identificação serão igualmente apresentados e discutidos.

Alimentação e saúde
Oradora: Professora Doutora Elisabete Pinto

Será que somos mesmo nós que escolhemos aquilo que comemos?

Uma parte significativa das ações de educação alimentar pressupõem que os indivíduos são os únicos responsáveis pelas suas escolhas alimentares. Assim, são utilizados modelos diversos de passagem de conhecimento e tentativa de mudança do comportamento alimentar. Mas, na realidade, o consumo alimentar é influenciado por muitos fatores que extravasam a esfera das escolhas individuais. Aspetos socioeconómicos, culturais e de política alimentar determinam em muito o nosso consumo alimentar, muitas vezes sem que tenhamos consciência disso.

Remediação do solo
Oradora: Doutora Irina Moreira

Contaminantes emergentes – a emergir por todo o lado

Os contaminantes emergentes são motivo de grande preocupação devido à contaminação generalizada do meio ambiente por estes poluentes e pelo perigo que esta contaminação acarreta para os ecossistemas e para a saúde humana. Nesta palestra irá ser abordado o que são contaminantes emergentes (fármacos, produtos de higiene pessoal, microplásticos, etc.), porque são motivo de preocupação e como a biotecnologia pode ajudar a mitigar este problema. Os alunos serão ainda desafiados a refletir no papel dos cidadãos e da sociedade para reduzir a contaminação por estes poluentes.

Ciência
Orador: Professor Doutor António Rangel

Investigação científica: O que é isto ao certo?

Independentemente da proximidade pessoal que se possa ter da investigação científica, todos têm uma ideia do que é. Mas a verdade provavelmente está muito longe daquilo que se imagina.  Nesta palestra será apresentado o espetro das atividades que fazem parte da investigação, incluindo os diferentes tipos de investigação, como os resultados de investigação são incorporados no conhecimento coletivo e o modo de os aplicar na prática.  No final será promovido um debate sobre as atitudes e as competências necessárias a um bom investigador(a).

Biotecnologia e Agricultura
Oradora: Doutora Sofia Pereira

Papel dos microrganismos benéficos do solo no crescimento das plantas

Para fazer face às necessidades alimentares inerentes ao aumento demográfico esperado nas próximas décadas é necessário aumentar a produção agrícola. O grande desafio será produzir maior quantidade de alimento de forma sustentável, já que o setor agrícola enfrenta sérios problemas associados às alterações climáticas e ao uso de más práticas agrícolas. Nesta palestra será abordado o papel dos microrganismos benéficos do solo, nomeadamente as bactérias promotoras do crescimento vegetal e os fungos micorrízicos, e de práticas agrícolas sustentáveis na promoção do crescimento e resiliência das culturas, assim como melhoria da qualidade do solo.

Património genético
Oradora: Doutor Rui Magalhães

DNA fingerprint na procura dos culpados

No espaço de uma semana, dezenas de pessoas dirigiram-se a vários hospitais com sintomas de intoxicação alimentar grave: 43 ficaram internadas e, destas, 13 morreram. As investigações iniciais indicaram que a maioria dos indivíduos tinha consumido alguns alimentos em comum. O que terá acontecido?  Como poderá este caso ser resolvido?

Virologia
Oradora: Doutora Marta Vasconcelos

Os vírus são ou não seres vivos?

Os vírus são microrganismos de dimensões muito reduzidas, e responsáveis por algumas das doenças mais comuns que afetam humanos, animais, plantas, e até mesmo bactérias. São organismos fascinantes, com inúmeras características que os tornam únicos. Sabia que nós vivemos e prosperamos uma "nuvem viral"? Nesta palestra iremos conversar um pouco sobre o que define um vírus, que estratégias utilizam para se replicar, e discutir a forma como os vírus estão presentes no nosso dia-a-dia. Vamos também discutir um pouco se os vírus são nossos "amigos" ou "inimigos", e se o planeta seria um lugar melhor ou pior se os vírus não existissem. E no final, será que seremos capazes de responder se os vírus são ou não são seres vivos? Vem descobrir!

Novos materiais
Oradora: Doutora Fátima Poças

Plásticos, vidros e novos materiais de embalagem

Nesta palestra serão abordadas as características e propriedades dos materiais quando usados na área da embalagem. Serão apresentados exemplos práticos de aplicação realçando os aspetos de cada material, bem como os diversos desenvolvimentos a nível de novos materiais, nomeadamente as embalagens ativas e as embalagens inteligentes.

Biomateriais

Orador: Doutora Ana Oliveira

Engenharia de tecidos humanos: ciência ou ficção?

A engenharia de tecidos é uma ciência interdisciplinar, ramo da engenharia biomédica, que utiliza conhecimentos de biologia, química, física e engenharia de materiais para desenvolver tecidos biológicos artificiais. É uma área científica recente e em contínua expansão. Os desenvolvimentos conseguidos por esta área têm contribuído significativamente para diversos avanços no campo da medicina regenerativa. Mas... em que fase estamos? Conseguiremos já criar tecidos e órgãos humanos em laboratório?

Biologia
Oradora: Professora Doutora Célia Manaia

A Microbiologia e a Genética: duas cadeias da mesma hélice

A Microbiologia e a Genética são duas áreas das Ciências da Vida que surgiram em finais do século XIX. À semelhança de outros ramos do conhecimento, ambas trouxeram enormes avanços à compreensão da vida, da sua origem e evolução. Dada a sua importante interação com as atividades humanas, rapidamente estes ramos da Ciência foram orientados no sentido de melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Não terá sido por acaso que estas duas áreas, de certo modo tão diferentes, desde cedo se entrecruzaram: por exemplo, foi com base na Microbiologia que nasceu a Engenharia Genética e é com base na Genética que hoje exploramos esses fabulosos mundos escondidos que são os microbiomas! Nesta palestra serão discutidos alguns exemplos da forte interligação destas duas áreas do conhecimento.

Empreendedorismo
Orador: Doutor Eduardo Cardoso

A estruturação de modelos de negócios como forma de criar um negócio

A criação de um qualquer negócio, como empresa startup ou como nova atividade em contexto empresarial existente, será melhor sucedida se for utilizado um modo organizado de criação, desenho e implementação de negócios. É esta abordagem estruturada, baseada em modelos testados, que é importante explorar e aonde devemos colocar o nosso esforço. No atual momento socioeconómico multidesafiante as iniciativas empreendedoras constituem-se como motores importantes de criação de emprego e de valor, permitindo uma expressão das capacidades individuais, o desenvolvimento de novas atividades e o crescimento das empresas. Quais os primeiros passos que estão ao alcance de todos e que devem ser dados, antes de serem necessários recursos financeiros, no processo de passar de uma ideia de negócio a uma empresa que dá lucro?

Biomimetismo
Orador: Doutora Ana Oliveira

A Natureza é extraordinária: vamos imitá-la?

Sabiam que o material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha? Sabiam que uma salamandra pode regenerar um membro perdido? Já se questionaram como é que as ostras fazem as pérolas? Venham desvendar estes e outros mistérios surpreendentes e descobrir como a Natureza nos pode ensinar a criar novos materiais para a área da medicina. Com milhões de anos de evolução, ela é com certeza o melhor cientista de sempre!

Impacto ambiental
Orador: Professor Doutor António Rangel

Monitorização de macronutrientes em águas
Importância e novos processos para o seu doseamento

A preocupação com a qualidade da água tem vindo a aumentar e uma monitorização frequente e exaustiva é o melhor garante dessa mesma qualidade. A monitorização deve ser feita tanto em águas naturais (fontes, rios, mar) como residuais, o que representa uma variabilidade enorme na composição das amostras sujeitas a análise. No caso dos rios, a monitorização dos parâmetros físico-químicos permite verificar se houve contaminação proveniente de efluentes não tratados ou de descargas industriais. Trata-se de um tipo de amostra bastante complexo pois as características físico-químicas variam significativamente da nascente até à foz. No caso dos estuários, a salinidade, bem como os níveis de diferentes parâmetros, apresenta grande variabilidade. Neste contexto, a monitorização de macronutrientes, designadamente diferentes formas de azoto e fósforo, é particularmente importante. Nesta palestra será abordada a importância desta problemática e as novas metodologias desenvolvidas para a monitorização destes compostos.

Tecnologias de análise
Oradora: Doutor César Ferreira

Ver espetros sob outra luz

A luz tem capacidade para transportar tanto informações físicas como informações químicas. Quando a luz é projetada na matéria ocorre uma distorção na sua informação espetral inicial devido à interação com a matéria e respetivas estruturas físicas. Vamos explorar as tecnologias topo de gama de processamento de sinal que permitem decompor a informação espetral de modo a qualificar e a quantificar a composição química e/ou metabólica de sistemas complexos, nomeadamente biológicos.

Recursos naturais
Oradora: Professora Doutora Paula Castro

A pegada hídrica e a gestão eficiente da água

O uso insustentável da água é um problema crescente no mundo atual. Portugal está entre os países que apresentam uma pegada hídrica mais elevada por habitante. Esta palestra pretende sensibilizar para a gestão equilibrada deste recurso, tão precioso e cada vez mais escasso.

Poluição Ambiental
Oradora: Professora Doutora Paula Castro

Fito-ETARs e telhados verdes – Soluções ecológicas para a gestão da água

Os sistemas biológicos recorrendo a plantas constituem opções muito promissoras quer na gestão e reutilização de águas poluídas (Fito-ETARs) quer no aproveitamento e gestão de águas das chuvas (Green roofs ou Telhados verdes). São aqui afloradas as diversas opções existentes nesta área, explicando a base dos processos biotecnológicos subjacentes e dando exemplos de aplicação destes sistemas ao nível nacional e internacional.

Importância dos metais
Orador: Professor Doutor António Rangel

O ferro nas águas, nas plantas e nos alimentos

O ferro é um metal essencial para a vida. Contudo, a sua biodisponibilidade é limitada, e condicionada pela baixa solubilidade de diversas das suas formas em água. Nesta palestra irão abordar-se alguns aspetos da importância da presença de ferro em diversas matrizes, a importância de alguns complexos de ferro e a utilização de quelantes para a sua determinação usando métodos colorimétricos.

Microbiologia
Orador: Professor Doutor António Couto

A versatilidade das leveduras
Aplicações biotecnológicas na indústria alimentar e farmacêutica

As leveduras são microrganismos com um enorme potencial de aplicação ao nível industrial e no campo médico. Este potencial tem sido explorado desde há milhares de anos para benefício da vida humana. Este tema focará a versatilidade metabólica das leveduras e a forma como elas se adaptam e respondem a diferentes condições ambientais. Vamos olhar para a atividade das leveduras sob a perspetiva e interesses do homem mas também tendo em vista as estratégias de sobrevivência das próprias leveduras.

Fermentações
Orador: Professor Doutor António Couto

Bactérias láticas

As bactérias do ácido lático (BAL) têm diversas aplicações das quais podemos destacar a sua importante ação na fermentação do leite, carne, vegetais, vinho e cerveja. Para além de contribuírem para a biopreservação dos alimentos e para o aumento da qualidade nutricional, melhoram as propriedades sensoriais como o sabor, aroma e textura. A maioria das culturas probióticas pertencem ao grupo das BAL e são usadas na indústria alimentar para promover a saúde humana.

Segurança alimentar
Oradora: Professora Doutora Paula Teixeira

Microrganismos e segurança alimentar

São apresentados e discutidos os principais microrganismos patogénicos transmitidos por alimentos, o seu impacto na saúde pública e estratégias de prevenção.

Biotecnologia e fermentações
Oradora: Professora Doutora Ana Gomes

Microrganismos ao serviço da indústria alimentar

Biotecnologia alimentar; papel benéfico dos microrganismos na indústria alimentar; fermentação e benefícios associados; produção de ingredientes para aplicação alimentar.

Microbiologia e produção alimentar
Orador: Professor Doutor António Couto

Microrganismos e alimentos, uma panóplia de atividades fermentativas

Bactérias láticas no fabrico de pão? Leveduras não-Saccharomyces na produção de vinho? Leveduras que são de degradação nuns alimentos e benéficas noutros? Associações leveduras-bactérias lácticas? Será tudo isto possível na interação entre microrganismos e alimentos? Vale a pena explorar os confins menos conhecidos da microbiologia quando toca a alimentação.

Controlo biológico de alimentos
Oradora: Professora Doutora Paula Teixeira

Vírus e bactérias tornam alimentos seguros!

Os microrganismos podem contaminar os alimentos, mas também os podem tornar mais seguros. Aqui apresentam-se exemplos de aplicação de microrganismos no controlo de bactérias patogénicas em alimentos.

Conservação de alimentos
Oradora: Professora Doutora Conceição Hogg

Conservação dos alimentos - "Do prado ao prato"

Nesta conversa apresentam-se os diferentes métodos de conservação de alimentos ao longo da cadeia alimentar, suas vantagens e desvantagens.

Aditivos alimentares
Oradora: Professora Doutora Ana Gomes

Aditivos alimentares: prós e contras

Exploram-se a identidade, qualidade e rotulagem de aditivos: para que são usados, quais as categorias, risco/benefício associado e alguns exemplos.

Sistema imunitário
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

Os microrganismos benéficos “probióticos” como moduladores
do sistema imunitário

Atualmente a utilização de microrganismos benéficos designados “probióticos” veiculados em alimentos ou em formulações farmacêuticas têm um papel relevante sobre a saúde, em particular através de mecanismos imunomoduladores.  Durante esta palestra serão explorada a relação entre os probióticos e o sistema imunitário, abordando como se processa a interação, quais as células envolvidas, e qual o resultado positivo dessa interação.

Biotecnologia alimentar
Oradora: Professora Doutora Marta Vasconcelos

Como utilizar a genética para produzir alimentos mais nutritivos

Com o diminuir dos recursos disponíveis, e com o aumento previsto da população mundial, os cientistas vêm-se “obrigados” a ser criativos, a fim de traçar estratégias para produzir "mais com menos". Com a sequenciação do genoma de diversas espécies, e com a identificação da função dos genes, podemos utilizar esse conhecimento em benefício de uma alimentação mais nutritiva. Como? Nesta palestra discutiremos as diferentes estratégias para aumentar o valor nutritivo dos alimentos de origem vegetal, usando diferentes abordagens que vão desde o melhoramento genético convencional à engenharia genética.

Sistema imunitário
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

O controlo da infeção: defesas naturais e antimicrobianos

Naturalmente o nosso sistema imunitário assegura a proteção da maior parte das infeções. Sempre que as barreiras falham a infeção é desencadeada, e os antimicrobianos podem eliminar o agente infeccioso. Durante esta palestra será explorada a relação entre a capacidade de infeção de um dado microrganismo com o estado de imunidade (defesas) do hospedeiro. Será ainda aflorado como alguns antimicrobianos podem combater a infeção.

Sistema imunitário
Oradora: Professora Doutora Manuela Pintado

Alergias alimentares: mecanismos biológicos

Durante esta palestra será abordado o desenvolvimento da alergia alimentar e como o alimento desencadeia o processo alérgico - desde a interação do alergeno com o trato gastrointestinal até à libertação dos mediadores imunológicos.

Alimentação e saúde
Oradora: Professora Doutora Elisabete Pinto

Fast-food e Coca-cola: o que aconteceu à alimentação?

Vivemos num “mundo em movimento”. E a alimentação não fica de fora de todas as mudanças. Cada vez se tem menos tempo para planear as refeições e para cozinhar; cada vez há menos gente a saber cozinhar. As comidas rápidas, compostas por alimentos altamente processados, surgem como excelentes alternativas, não só por serem alimentos “prontos a comer”, mas também pelo seu sabor, palatibilidade, textura, acondicionamento e preço que são bastante apreciados pelas sociedades modernas. Mas o que é que aconteceu à cozinha tradicional? Conhecemos o real impacto destas mudanças na alimentação?

Genética e saúde
Oradora: Professora Doutora Célia Manaia

Resistência a antibióticos: um problema ambiental e de saúde pública

Muitos dos antibióticos utilizados hoje em dia tiveram origem em substâncias naturais produzidas por microrganismos. Ao longo dos últimos 70 anos o equilíbrio entre as bactérias resistentes e as suscetíveis aos antibióticos foi sendo destruído graças ao uso intensivo de antibióticos. As bactérias adaptam-se muito eficaz e rapidamente a ambientes em mudança e resistência a antibióticos é disso um excelente exemplo. A resistência a antibióticos pode ser adquirida por mutação ou por transferência horizontal de genes. Simultaneamente, pode ser transmitida ao longo de várias gerações bacterianas e/ou ser propagada nas comunidade microbianas. A propagação de bactérias resistentes a antibióticos não conhece fronteiras de qualquer tipo e hoje ameaça tornar-se um problema de saúde pública. O aumento da resistência a antibióticos é um problema complexo em que a solução passa por abordagens interdisciplinares que vão desde a medicina à engenharia, passando pela microbiologia e pela genética. Ainda assim, todos nós podemos dar pequenas ajudas.

Biotecnologia alimentar
Oradora: Professora Doutora Margarida Silva

Porque é que os consumidores rejeitam os alimentos transgénicos?

Os consumidores em geral e os europeus em particular mostram, há mais de uma década, grande ceticismo face aos alimentos transgénicos. Serão exploradas as razões lógicas e intuitivas de tal desconfiança e apontadas algumas pistas para ultrapassar o antagonismo atual.

Energia
Orador: Professor Doutor João Paulo Ferreira

Energia: gastar, conservar e converter

As múltiplas “faces” da energia, macroscópica e microscópica; o atrito como destruidor da energia útil; interconversões de energia e sua conservação. Noções sobre energia nos seres vivos. As máquinas térmicas que tanto usamos e os seus limites de eficiência. A qualidade da energia.