As tecnologias alimentares têm um papel cada vez mais importante face às exigências do mercado atual

Apresentação

A importância da saúde na nossa vida é algo facilmente reconhecido, tendo-se tornado cada vez mais evidente o papel da alimentação na saúde.

Pode então dizer-se que em grande parte a nossa vida depende do que comemos.

No mundo atual seria impossível viver sem a Indústria Alimentar, cujos objetivos básicos são transformar e conservar materiais de origem animal e vegetal em produtos alimentares.

Os processos produtivos e as tecnologias alimentares têm evoluído seguindo as necessidades e exigências do mercado atual - mais seguros, sustentáveis e eficientes.

Objetivos

  • Dar a conhecer as principais características dos alimentos relevantes para a sua conservação
  • Promover o conhecimento necessário para perceber como os principais processos de degradação são influenciados pelas características dos alimentos.
  • Dar a conhecer os diversos mecanismos e tecnologias mais utilizadas na produção e na conservação de alimentos
  • Promover conhecimentos para identificar as tecnologias de processamento mais adequadas em diferentes situações (diferentes matrizes alimentares, equipamentos e instalações disponíveis).

Financiamento

O presente Curso de Curta Duração sobre Ciência e Tecnologia Alimentar é apoiado pelo projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para 2021-2026 (investimento RE-C06-i03).

Logotipos

Destinatários

Profissionais do setor alimentar e afins. Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.

A formação pode ser também adequada para estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.

Público-alvo para as Bolsas

Estudantes destinatários do Programa Impulso Adultos, i.e. adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional quando das ações de que forem beneficiários, de acordo com a alínea g) do ponto 3 do Aviso de Abertura 01/PRR/021.

Contactos

G. Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel: 22 619 62 02
2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30
6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00
Sáb: 9h30-12h30