Investigadora da Escola Superior de Biotecnologia vence Prémio Viver Saudável 2025

Quarta-feira, Dezembro 3, 2025 - 14:18

Rafaela Geraldo, aluna de doutoramento em Biotecnologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), foi distinguida com o Prémio Viver Saudável 2025, na categoria “Projeto do Ano – Nutrição Clínica”, com o seu projeto CARDIOLENTIL.

O estudo, que avalia os efeitos do consumo de lentilhas na saúde cardiovascular e na gestão da diabetes tipo 2, demonstra que pequenas alterações na alimentação, como substituir o pão tradicional por um queque à base de lentilhas, podem melhorar significativamente o controlo glicémico.

A equipa de Rafaela Geraldo integra Marta W. Vasconcelos e Elisabete Cristina Bastos Pinto, ambas docentes na ESB-UCP, Delminda Neves, docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Gert van der Heijden, Médico de Medicina Interna na ULS da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Amaro Silva, Enfermeiro na mesma unidade de saúde, Ana Rute Torrão Machado Gomes, Nutricionista na ULS da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, e Carla Sancho Santos, Investigadora na ESB-UCP.

A distinção reforça a relevância da investigação desenvolvida na ESB e no CBQF, destacando o impacto científico, social e ambiental do projeto, bem como o potencial de promover dietas mais saudáveis e sustentáveis.