Porque escolher a Escola Superior de Biotecnologia para fazer uma Licenciatura?
Excelência no Ensino
Com um corpo docente altamente qualificado, os estudantes aprendem num ambiente científico e tecnológico moderno, orientado para o futuro e de elevado rigor pedagógico, onde colaboram diversos especialistas de topo nas suas áreas.
A Escola Superior de Biotecnologia integra cerca de 40 redes nacionais e internacionais de ensino e investigação, que envolvem centenas de instituições de renome.
Ana Mafalda Queijo Gonçalves Pinto
Licenciatura em Microbiologia
"É um curso deveras apaixonante, tanto pelo que se aprende, como pelas pessoas que estão por trás de cada disciplina, que nos transpareceram sempre paixão e dedicação pelo que fazem."
Forte componente prática e laboratorial
Na ESB, aprende-se experimentando. As disciplinas têm uma forte componente laboratorial, e as turmas de pequena dimensão permitem estimular a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. A proximidade entre alunos e professores garante um ensino atento e uma resposta personalizada às dúvidas e necessidades dos estudantes.
Maria Leonor Neves
Licenciatura em Bioengenharia
"Aqui temos a oportunidade de mergulhar verdadeiramente naquilo que estamos a estudar. Esta constante ligação à investigação faz toda a diferença no nosso percurso"
Crescimento pessoal e saber integral
O ensino na ESB promove o desenvolvimento integral e cultural dos estudantes, incluindo módulos de Pensamento Crítico, Escrita Criativa, Humanismo e Cristianismo e de Desenvolvimento de Competências Pessoais. Este contexto multifacetado é um fator diferenciador que desafia cada um a destacar-se.
Simone Sá
Licenciatura em Microbiologia
"O ambiente desafiador e o incentivo à autonomia permitiram-me enfrentar com confiança as adversidades da vida profissional e pessoal."
Investigação de referência
O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da ESB é reconhecido pela excelência em diversas áreas da Biotecnologia e elevado à categoria de Laboratório Associado desde 2004. Os alunos podem integrar o "Clube de Investigadores" desde o primeiro ano, tendo a oportunidade de desenvolver projetos extracurriculares.
Parceria estratégicas e programas de mentorado
Com mais de 100 parceiros nacionais e internacionais, a ESB oferece contacto direto com o mercado através, por exemplo, de estágios curriculares e de verão.
Através do Programa de Mentorado, é ainda promovida a ligação entre alunos e antigos alunos, potenciando a orientação académica e profissional.
Fernanda Manuela Maia da Silva
Licenciatura em Ciências da Nutrição
"Aproveitei todas as oportunidades e programas que a universidade nos proporcionava para contactar com diversas realidades do mercado de trabalho e com profissionais de sucesso que me inspiram até hoje."
Mobilidade Internacional
O programa Erasmus e outros estágios internacionais, coordenados pelo Serviço de Mobilidade e Relações Internacionais, possibilitam experiências em universidades e empresas no estrangeiro. A ESB já promoveu mais de mil estágios internacionais – e o número continua a crescer.
Um ambiente multidisciplinar
O programa Erasmus e outros estágios internacionais, coordenados pelo Serviço de Mobilidade e Relações Internacionais, possibilitam experiências em universidades e empresas no estrangeiro. A ESB já promoveu mais de mil estágios internacionais – e o número continua a crescer.
Empregabilidade e reconhecimento no mercado
Os diplomados da ESB são particularmente bem acolhidos pelo mercado de trabalho, muitos ocupando lugares de destaque na saúde, ambiente e indústria alimentar. O Serviço de Estudantes e Empregabilidade está disponível para apoiar a inserção no mercado de trabalho, para além de organizar encontros de networking com empresas.
Joana Gabriela Laranjeira Silva
Licenciatura em Microbiologia
"O facto de ser um curso da UCP era visto como uma mais valia no mercado do trabalho. Por outro lado, existe um grupo /networking interessante que nos permite ter apoio/tirar dúvidas /construir projetos em diferentes áreas."
Ponto de partida para o empreendedorismo
A estratégia BioSpin fomenta a criação de projetos empresariais na área da biotecnologia desde 1994, oferecendo aos alunos ferramentas para transformar ideias académicas em negócios.
Voluntariado e envolvimento com a comunidade
A ESB incentiva o envolvimento em projetos comunitários, que ajudam a desenvolver competências como a empatia, a organização e a gestão do tempo.
Através da UDIP (Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa), os alunos são motivados a participar em experiências de desenvolvimento pessoal diferenciadoras e têm contacto com várias oportunidades de voluntariado.