Docentes da Escola Superior de Biotecnologia vencem Prémio de Melhor Publicação da Acta Portuguesa de Nutrição 2022

Sexta-feira, Dezembro 5, 2025 - 14:24

O artigo “Analysis of the supply of micronutrient-fortified foods in Portugal”, com co-autoria de Ana Pimenta e Ana Gomes, docentes e investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), recebeu o Prémio de Melhor Publicação de 2022 da Acta Portuguesa de Nutrição.

O estudo pioneiro compõe o primeiro levantamento nacional sobre a presença de alimentos fortificados no mercado português, analisando 5704 rótulos recolhidos pelo IAN-AF 2015-2016, coordenado pelos docentos da Universidade do Porto Carla Lopes e Duarte Torres, também co-autores do artigo.

Os resultados identificaram 911 produtos fortificados, o equivalente a 16% dos alimentos consumidos pelos portugueses, sobretudo nas categorias dos cereais de pequeno-almoço, bolachas e doces, laticínios, bebidas não alcoólicas e substitutos de leite. Vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro e cálcio destacam-se entre os componentes/micronutrientes adicionados. Estes dados oferecem, pela primeira vez, um retrato claro da fortificação voluntária em Portugal, que, segundo a equipa autora, “constitui a base necessária para compreender o verdadeiro impacto da fortificação na dieta dos portugueses e orientar investigadores, indústria e decisores públicos para uma abordagem mais integrada e sustentável à nutrição da população portuguesa”.

A distinção foi atribuída no âmbito do V Seminário “Da escrita à publicação: o impacto da inteligência artificial”, realizado a 3 de dezembro na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. O evento distinguiu as melhores publicações de 2022, 2023 e 2024 e decorreu num ano particularmente simbólico para a Acta Portuguesa de Nutrição, que celebra o seu 10.º aniversário.

A investigação reconhecida reforça a estratégia cientifica da área de Alimentação, Nutrição e Saúde da ESB-CBQF, que integra investigação e ensino através de projetos dedicados à melhoria da qualidade nutricional e funcional dos alimentos, avaliação de práticas de reformulação, avaliação de padrões alimentares em Portugal e o desenvolvimento de ferramentas para melhorar a literacia alimentar dos consumidores -  recursos frequentemente utilizados como casos de estudo no ensino da Licenciatura em Ciências da Nutrição da ESB.