Curso - Gestão da Sustentabilidade no setor alimentar

Caminhos para a Sustentabilidade Alimentar - um sector em mudança profunda

Apresentação

As alterações climáticas e os seus efeitos estão cada vez mais visíveis nos nossos dias. A Comissão Europeia (CE), até 2050, pretende ser o primeiro continente neutro em emissões de carbono. Preparando o caminho para 2050, a CE impõe uma redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) em pelo menos 55 % até 2030 – daqui a 6 anos!

São necessárias alterações estruturadas e estratégicas na forma como vivemos hoje, estando em curso a maior reforma de sempre dos últimos anos. Esta mudança profunda, tão necessária para o planeta e para todos nós, requer soluções inovadoras e o empenho e cooperação de todos os atores da sociedade, no sentido de acelerar a descarbonização.

Diversas empresas estão a alterar os seus modelos de negócio, incorporando estratégias sustentáveis, para que possam manter-se com valor em mercados tão voláteis. O setor alimentar está entre os setores que têm de empreender alterações mais disruptivas, sendo que toda a cadeia de valor se está a modificar significativamente.

Este módulo fará uma introdução às políticas e estratégias para a sustentabilidade que as empresas estão a adotar como forma de se manterem competitivas nos mercados atual e futuro. Serão abordados os principais sistemas de gestão e certificação para a sustentabilidade, bem como os principais requisitos legais que as organizações estão obrigadas a cumprir neste domínio. Este curso será suportado em diversos casos de estudo para aprofundamento dos temas abordados.

Objetivos

  • Relacionar as políticas e estratégias de negócio adotadas com o sucesso das empresas – modelos para a sustentabilidade
  • Compreender a relação entre a melhoria ambiental e a produtividade dos recursos
  • Perceber a sustentabilidade das empresas como um indicador de inovação e de gestão que mantém valor a longo prazo
  • Conhecer os principais sistemas de gestão e certificação para a Sustentabilidade
  • Analisar exemplos de comunicação de sustentabilidade e os atuais requisitos legais de reporting da CE.

Financiamento

O presente Curso de Curta Duração sobre Gestão da Sustentabilidade no Setor Alimentar é apoiado pelo projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para 2021-2026 (investimento RE-C06-i03).

Logotipos

Destinatários

Profissionais do setor alimentar e afins. Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.

A formação pode ser também adequada para estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.

Público-alvo para as Bolsas

Estudantes destinatários do Programa Impulso Adultos, i.e. adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional quando das ações de que forem beneficiários, de acordo com a alínea g) do ponto 3 do Aviso de Abertura 01/PRR/021.

Contactos

G. Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel: 22 619 62 02
2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30
6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00
Sáb: 9h30-12h30