Cinco horas intensivas para transformar ideias em soluções tecnológicas funcionais, em equipa – foi este o desafio lançado pelo Fast Paced Hackathon “Inovação em Ação – Criar Soluções com Eletrónica e Instrumentação”, promovido na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Participantes de diferentes áreas da Universidade Católica Portuguesa, com interesse em eletrónica, instrumentação e inovação tecnológica reuniram-se no Edifício de Biotecnologia para trabalhar na melhor resposta. Revelado apenas no início do evento, o problema colocou à prova a capacidade de adaptação, o pensamento crítico e a criatividade dos participantes, que trabalharam em equipa para conceber, planear e implementar um sistema eletrónico funcional.
Ao longo do hackathon, os estudantes recorreram a diferentes ferramentas e tecnologias para desenvolver soluções originais, posteriormente apresentadas a um painel de avaliação. A iniciativa promoveu a aplicação prática de conhecimentos técnicos, bem como o desenvolvimento de competências transversais, como o trabalho em equipa, a comunicação e a resolução criativa de problemas.
“O Hackathon mostrou que quando a criatividade, a colaboração e a tecnologia se unem, as ideias transformam-se em soluções que impactam.”, apontou Pedro Rodrigues, docente da Escola Superior de Biotecnologia. “Em apenas cinco horas, vimos estudantes criarem protótipos com sensores, sistemas de medição e dispositivos inteligentes, prova de que a inovação é ação. É por isso que acredito tanto no poder da educação, ela é a faísca que acende a chama da transformação!”, acrescentou.
No final do evento, foram distinguidas as equipas vencedoras, reconhecendo o mérito, a criatividade e a qualidade das soluções apresentadas. Os vencedores foram Martin Matejčík, Viliam Podbrežný, João Barrote Vaz e Rodrigo Estima Ribeiro, do Mestrado em Engenharia Biomédica.
A iniciativa “Inovação em Ação” reforçou, assim, o compromisso da Universidade Católica Portuguesa e da Escola Superior de Biotecnologia com a aprendizagem experiencial, a inovação tecnológica e a preparação dos estudantes para os desafios do mercado e da sociedade.




