Pós-Graduação em Enologia

Pensar o vinho desde o copo até à uva

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0001

Mais Informação

Área de Estudo

Biotecnologia

Regime

Pós-Laboral

9ª Edição

Entre janeiro de 2020 e junho de 2021

Brochura

NOTA: Devido à pandemia esta Pós-Graduação vai funcionar em regime misto: presencial (com garantia de distanciamento individual) e online numa plataforma digital.
Todas as aulas presenciais serão sempre também difundidas online (em emissões síncronas).

Apresentação

A Escola Superior de Biotecnologia tem mais de 25 anos de liderança na Formação Avançada para profissionais do sector do Vinho, tendo promovido várias edições das Pós-Graduações em Enologia e em Marketing de Vinhos e centenas de horas de seminários e formações curtas na área da enologia.

Os conhecimentos e capacidades que um enólogo precisa de ter atualmente são bastante variados e nem sempre muito óbvios. A economia global e a competitividade do mercado fazem que o processo de transformar uvas em vinho seja atualmente apenas uma parte do trabalho do enólogo. Por essa razão foi incluído neste curso um leque de matérias especificamente pensadas para expor o aluno às exigências modernas do sector e dotá-lo com os conhecimentos e capacidades de responder a essas mesmas exigências.

Pensar o vinho desde o copo até à uva ("from glass to grape") é hoje em dia, a estratégia utilizada para produzir vinhos adaptados aos diferentes mercados. Por essa razão, os enólogos que praticam este tipo de enologia têm de conhecer e saber utilizar a "palete" de ferramentas tecnológicas ao seu dispor e que lhe permitem "desenhar" vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor.

Portugal tem uma grande tradição como país vitivinícola, centrada nas suas Regiões Vitivinícolas, possuindo uma enorme diversidade de castas e de estilos de vinhos que faz com que as opções disponíveis para os enólogos Portugueses sejam invejáveis. No entanto, o conhecimento de outros estilos de vinhos do mundo, e de como os vinhos Portugueses se integram no contexto internacional, é essencial para poder posicionar corretamente um vinho num mercado particular.

A prova do vinho é a sua finalidade última e também uma ferramenta essencial para o enólogo. A prova permite ao enólogo monitorizar o processo da transformação de uva em vinho, e tomar decisões ao longo do processo. O resultado da prova reflete todo o cuidado do enólogo ao longo do processo de fabrico do vinho e é o seu cartão-de-visita.

Cada vez mais, os enólogos procuram criar um estilo próprio e distinto para os seus vinhos, que só pode ser alcançado com conhecimentos técnicos e científicos adequados. Para o consumidor, o enólogo está, também, cada vez mais associado ao seu vinho.

O enólogo moderno tem de ter uma verdadeira cultura de vinho, e perceber a importância da história, geografia e economia na sua produção, comercialização e consumo. Além disso, deverá conhecer também a organização e a situação do sector bem como os desafios que lhe são colocados atualmente a nível regional, nacional e internacional.

A qualidade da uva assume um papel cada vez mais importante na qualidade do vinho final e o conhecimento de viticultura e o domínio de práticas vitícolas são fundamentais para produzir vinhos de qualidade.

As opções tecnológicas disponíveis hoje são complexas e sofisticadas, permitindo um controlo quase total sobre o processo produtivo. Por outro lado, as práticas tradicionais de cultivo e vinificação representam muitas vezes a melhor ferramenta para exprimir a máxima qualidade. Para tirar proveito do melhor da tradição e da inovação, é necessário um profundo conhecimento da composição do vinho bem como das transformações químicas e biológicas que estas tecnologias permitem.

No final, o vinho é um produto de consumo, que necessita ser transacionado para que o valor acrescentado pelo trabalho do enólogo possa ser realizado. Por isso, quem intervém na cadeia de produção e comercialização do vinho deve também conhecer os mecanismos do mercado, e os fatores que os influenciam.

Pensar o vinho desde o copo até à uva ("from glass to grape") é hoje em dia, a estratégia utilizada para produzir vinhos adaptados aos diferentes mercados. Por essa razão, os enólogos que praticam este tipo de enologia têm de conhecer e saber utilizar a "palete" de ferramentas tecnológicas ao seu dispor e que lhe permitem "desenhar" vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor.

Corpo Docente

As sessões de formação são ministradas por cerca de 40 docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e de Universidades nacionais e estrangeiras como:

• University of California - Davis (EUA);
  • California State University - Fresno (EUA);
  • Universidade de Bordéus (França);
  • Haute École de Viticulture et Oenologie - Changins (Suiça);
  • Institute of Wine Biotechnology (África do Sul);
  • Universidad de La Rioja;
  • Universidad de Vigo (Espanha), entre outras.

A lecionação conta também com a colaboração de reconhecidos enólogos e profissionais do setor.

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327