Conceição Hogg

Professor(a) Auxiliar

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1984. Doutorada em Ciência e Tecnologia pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar da Faculdade de Agricultura e Alimentos da Universidade de Reading (Reino Unido) em 1991.

Professora Auxiliar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), desde 1991. Assistente na mesma instituição entre 1984 e 1991.

As suas atividades pedagógicas incluem a docência de várias disciplinas das Licenciaturas, Mestrados e Pós-graduações da ESB nas áreas da ciência e tecnologia alimentar. Estas disciplinas incluem: processamento de alimentos; tecnologia enzimática, tecnologia de bio-reactores; tópicos de biotecnologia; desenvolvimento de novos produtos e processos, projeto de engenharia alimentar e projeto de engenharia e inovação alimentar.

Outras responsabilidades incluem a organização e gestão dos laboratórios de ciência e tecnologia alimentar da ESB: “Kitchen lab” e “Pavilhão Tecnológico” e a coordenação da presença de alunos da ESB na competição Ecotrophelia.

Principais áreas de interesse científico centram-se na aplicação da tecnologia de separação de membranas na indústria alimentar e de bebidas, fenómenos de transferência de massa e reacções químicas durante o envelhecimento de vinho e modificação enzimática do amido.

Outras atividades incluem participação em projetos nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento, orientação de teses de doutoramento e mestrado, gestão e participação em trabalhos técnico-científicos de apoio a empresas do sector agroalimentar.