Press News & Events

Centro de Biotecnologia e Química Fina integra projeto europeu que procura contribuir para reduzir a degradação dos alimentos e o desperdício alimentar

Quarta-feira, Dezembro 20, 2023 - 18:33
Agroportal

“O Centro de Biotecnologia e Química Fina participará ativamente em todas as tarefas do projeto, mas o maior input será no estudo de culturas microbianas para substituir conservantes químicos sintéticos e no desenvolvimento de novas soluções de embalagem, grupo de trabalho que será coordenado por nós,” explica Paula Teixeira, investigadora principal do projeto em Portugal e membro do Centro de Biotecnologia e Química Fina.

Estima-se que 20% dos alimentos produzidos na União Europeia para consumo humano são atualmente perdidos ou desperdiçados. Em paralelo, o fabrico, a transformação, a venda a retalho, a embalagem e o transporte destes alimentos contribuem de forma significativa para as emissões de gases com efeito de estufa, bem como para a poluição do ar, do solo e da água e para a pressão sobre a utilização dos solos. É com base nestas premissas que nasce o novo projeto europeu de investigação “Orchestrating Food System Microbiomes to Minimize Food Waste”, do qual faz parte o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. No total são 18 parceiros, públicos e privados, de nove países europeus.

Leia o artigo completo aqui