Política Alimentar e Nutricional

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objectivos:

Fomentar nos alunos o conhecimento e entendimento sobre a metodologia de elaboração de uma política nutricional/alimentar, o processo de elaboração de uma lei, e a influência dos factores sócio-económicos e culturais na determinação das políticas de alimentação e nutrição.
Fomentar nos alunos competências de planificação, programação, intervenção e avaliação em educação e promoção alimentar.

Os estudantes devem ser capazes de:

Recolha e sistematização de informação para fazer um diagnóstico da situação alimentar/nutricional e de saúde de uma população e dos diversos sistemas que influenciam o comportamento de consumo.
Formulação de estratégias concertadas e sustentáveis que integrem as várias áreas e atores do sistema alimentar e as especificidades sócio-demográficas e económicas das populações capazes de condicionar o comportamento alimentar.
Desenvolvimento, integrando aspectos éticos, e implementação de mecanismos de gestão, monitorização e de avaliação do impacto de políticas nutricionais.

Metodologias de ensino

A disciplina está organizada de modo que as aulas teóricas e teórico-práticas sejam ministradas no formato de seminário.

A metodologia a privilegiar é a exposição dos conteúdos programáticos com recurso a apresentações power-point, CD-ROM, vídeos e artigos e documentos técnicos para discussão. No entanto, sempre que possível, é criado um espaço para que o aluno possa participar de forma dinâmica e interactiva.

Em paralelo é desenvolvido um trabalho em grupo que contribuirá para a avaliação.

O objetivo será a recolha e análise de documentação existente sobre os diferentes assuntos visados no Plano Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável (PNPAS) (um por cada grupo) e a sua apresentação oral. Pretende-se dinamizar debate final entre todos.

Conteúdos programáticos

Aulas Teóricas:

• Conceitos, noções, fundamentos e objectivos;
  • Como construir/implementar uma política;
  • Instituições responsáveis governamentais e não-governamentais;
  • Elementos chave de uma Política Alimentar/Nutricional de sucesso.

Políticas nutricionais/alimentares na Europa e no mundo:
Fome e Fomes:

• Medidas para prevenir;
  • O elo entre pobreza e fome: a Economia e Amartya Sen.

Políticas relacionadas com Nutrição e Alimentação:

• Áreas da Saúde, Social, Agricultura, Ambiente, Educação

Indicadores:
Planeamento:

• Planos de Acção: Diagnóstico, Problemas e Necessidades de Saúde, Estratégias, Objectivos,

Intervenção, Monitorização e Avaliação;
Instrumentos de actuação:

• Conhecimentos e atitudes;
  • Transferência de informação;
  • Mudança comportamental;
  • Rotulagem Alimentar;

Marketing e Alimentação

Aulas Teórico-Práticas:

WHO European action plan for food and nutrition policy 2007-2012:
Plano Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável
Balanças Alimentares:
Disponibilidade alimentar e recomendações alimentares

Docente Convidado(a)
Formação académica: PhD em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição (2016), pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do…