Maria Inês Figueiredo Nunes Ramos

Investigador(a)

Generic Bio

Inês Ramos é doutorada em Biotecnologia (especialidade em Ciência e Tecnologia Alimentar) pela Universidade Católica Portuguesa, e licenciada em Engenharia Química pela Universidade do Porto (FEUP). É professora assistente convidada na Escola Superior de Biotecnologia - UCP, onde colabora na lecionação das disciplinas de Introdução à Engenharia Bioprocessual e Tecnologias Alimentares. A sua área de especialização em investigação é em modelização e simulação da secagem, fenómenos de transporte, microestrutura e propriedades físico-químicas. Os seus interesses atuais focam-se ainda na redução do desperdício alimentar, secagem sustentável e ação climática. Inês Ramos integrou 3 projetos de investigação internacionais, 2 projetos nacionais, participou em várias  conferências internacionais e 2 comités de organização. Orientou e co-orientou diversas teses de mestrado, sendo co-autora de 14 publicações científicas indexadas internacionalmente.