Universidade Católica celebra os seus novos licenciados 24/25

Segunda-feira, Outubro 20, 2025 - 16:26

A Universidade Católica Portuguesa no Porto celebrou, nos dias 17 e 18 de outubro, a cerimónia de bênção e entrega de diplomas aos seus novos licenciados. O Auditório Ilídio Pinho voltou a encher-se de estudantes para um momento de reconhecimento e celebração, que marca o fim de uma etapa e o início de novos percursos pessoais e profissionais.

Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, dirigiu-se aos novos diplomados com uma mensagem de grande confiança: “A sociedade conta convosco para contribuírem para um futuro melhor. A UCP continuará ao vosso lado para vos acompanhar neste processo.” Sublinhou ainda o papel da universidade como espaço de inquietação e inspiração: “A Católica é uma instituição inquieta. Que o espírito de inquietude humanista da Católica vos inspire.”

Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da UCP, destacou o valor simbólico do diploma agora recebido: “O diploma que hoje recebem é muito mais do que um simples documento: é símbolo de uma trajetória de resiliência, de superação, de desenvolvimento de competências, de descoberta de talentos e de edificação de laços de amizade que perdurarão para além das salas de aula.” Acrescentou ainda: “Levam convosco esta marca distintiva, a de unir excelência académica à vivência dos valores. Este é talvez o vosso maior diploma. Espero que continuem a aprender, a questionar e a servir.”

Em representação dos diplomados, Mateus Leite Costa, da Escola Superior de Biotecnologia, partilhou que “O dia de hoje significa a conclusão de uma etapa, o culminar de vários anos de esforço, mas, também, de memórias, amigos, colegas, professores. Todas estas pessoas levamos para a vida.”

Diogo Mota, da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, deixou uma mensagem de agradecimento, em especial aos professores pela “exigência e paciência”. “O diploma é um ponto de partida. Da Católica, levamos o melhor uns dos outros”, acrescentou.

O bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio, afirmou “Que a vossa vida seja vivida com paixão. Que a carreira profissional que ides iniciar seja também preenchida com a vossa paixão.” Já D. Vitorino Soares partilhou com os diplomados a importância da condição de “soldado”. “Precisamos de soldados animados, soldados que sonham, soldados aventureiros e que estão dispostos a dar a sua vida. Que no vosso futuro, mesmo que cheguem a ser generais, nunca esqueçam a condição de soldado.”

Durante a cerimónia decorreu, também, o momento de entrega de prémios de mérito e bolsas das faculdades e das instituições parceiras: Prémio Escola Superior de Biotecnologia, Prémio Francisco Carvalho Guerra, Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, Prémio S. Francisco de Assis e Prémio Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem.

A cerimónia constituiu um momento marcante de celebração académica e reforçou o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a proximidade e a valorização do percurso dos seus estudantes.