A equipa de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, constituída por Rita Vedor e Inês Soares, vai representar o país na final europeia do Ecotrophelia Europa 2025, considerada a “Liga dos Campeões da inovação alimentar”. A competição decorre a 7 e 8 de outubro, na Feira Internacional ANUGA, na Alemanha, reunindo 18 equipas vencedoras das fases nacionais dos países participantes.
A Universidade Católica Portuguesa estará em destaque com o Snack-a-Tummy, um snack funcionalizado e sustentável desenvolvido por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia, que alia inovação tecnológica a uma forte preocupação ambiental e nutricional.
O produto consiste num snack pensado para crianças, mas apreciado por todas as idades, apresentado em dois compartimentos:
- um leite fermentado enriquecido com L. rhamnosus GG tindalizado e o seu concentrado pósbiótico, com benefícios para a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal;
- palitos mastigáveis de maçã de Alcobaça IGP e a sua farinha de bagaço, exemplo de valorização de subprodutos da indústria alimentar.
Com classificação Nutri-Score A, o Snack-a-Tummy é fonte de cálcio, rico em fibra e proteína e isento de glúten. O projeto combina conveniência, valor nutricional e sustentabilidade, incorporando inovação desde a sua formulação até à sua embalagem.
“O Snack-a-Tummy não é apenas um snack saudável e prático, é um produto com propósito: ‘nurturing kids and nature, one snack at a time’,” sublinha a equipa.
Além de Portugal, participam no Ecotrophelia Europa 2025 equipas de mais 17 países, incluindo a estreia da Coreia do Sul e o regresso da Áustria e da Suíça.

