Press News & Events

Bento Amaral: “Inclusão é uma mais-valia para as empresas”

Sexta-feira, Agosto 26, 2022 - 14:45
Publicação
Expresso

“Wine inspiring executive”, ou “executivo inspirador de parceiros, patrocinadores, formandos e formadores”. É assim que Bento Amaral se apresenta como líder da Humanwinety, uma empresa dedicada a capacitar grupos minoritários em todo o mundo para trabalharem nos sectores do vinho, hotelaria e restauração. “Estou consciente de ser um privilegiado, porque acreditaram em mim. Quero que outros tenham a mesma oportunidade”, diz este engenheiro alimentar que tem a seu lado Cláudio Martins, da Martins Wine Adviser apontado, em 2020, como um dos 20 presidentes-executivos mais dinâmicos do Reino Unido , Tiago Coelho, Micaela Ferreira e a Fundação Gérard Basset.

Ainda na fase de contactos para firmar parcerias com empresas dos sectores-alvo e ultimar um modelo formativo que combina módulos online e estágios das entidades aderentes, Bento Amaral acredita que o projeto pode arrancar já este ano, com 25 formandos. Em 2023 deverá envolver 250 pessoas. A ideia é trabalhar à escala internacional desde o primeiro minuto, começando por Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Grécia, para avançar depois na América do Sul.

“A inclusão é uma mais-valia para as empresas, não é caridade. Há estudos que apontam a diversidade como indutora de motivação e rentabilidade e que mostram que uma pessoa com deficiência falta menos, permanece mais tempo na empresa e até sofre menos acidentes de trabalho”, afirma.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Expresso de dia 26 de agosto de 2022.