A AVALIAÇÃO SENSORIAL, é uma disciplina científica que estuda a perceção dos produtos, e em particular dos alimentos, usando pessoas
A sua abordagem como ciência é recente e foi alvo de grandes desenvolvimentos nos últimos anos, que se centraram no desenvolvimento de novas metodologias de análise para o estudo do perfil sensorial dos produtos e das expetativas, perceção e preferências dos consumidores.
A qualidade sensorial um fator chave para a adoção de novos produtos pelos consumidores. Aplicada ao desenvolvimento de novos produtos ou a reformulação de produtos existentes, a análise sensorial permite identificar características que diferenciam os produtos da concorrência e direcionar os ajustes necessários, como mudanças no sabor, textura ou aparência, para maximizar a preferência pelos consumidores.
Objectivos
O presente curso tem objetivo a familiarização dos participantes com a prática da avaliação organolética e sensorial, e com as metodologias de ensaio usadas no controlo da qualidade de produtos (alimentares) e no desenvolvimento e inovação de produtos.
Este curso poderá ser complementado com o curso de ESTUDOS DO CONSUMIDOR, que terá por objeto a perceção sensorial e emocional, e o estudo dos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto que estão seleção e adoção pelo consumidor e pelo mercado.
Destinatários
- Profissionais do setor alimentar e afins.
- Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.
- Estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de compreender e aplicar os métodos da análise estudados à caraterização sensorial dos produtos e ao estudo da perceção/preferência/aceitação pelos consumidores.
Metodologia
O curso compreende sessão teóricas e práticas de análise sensorial.