Estudantes do ensino secundário de todo o país foram desafiados a apresentar os seus projetos no BIOFASE – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário. Este evento inovador foi organizado pela Escola Superior de Biotecnologia e reuniu cerca de 50 jovens investigadores e seus professores durante um dia de partilha, descoberta e alguns prémios.
O foco específico dos trabalhos foi muito alargado: desde a microbiologia à biotecnologia, passando pela saúde e inteligência artificial, a ênfase na resolução de problemas através de ferramentas biológicas resultou em trabalhos de muita qualidade e provou que há escolas secundárias num patamar que merece visibilidade e reconhecimento.
“Este primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário foi uma excelente oportunidade para os alunos explorarem ciência, tecnologia, engenharia e ética de uma maneira prática e criativa, preparando-os para um futuro num campo interdisciplinar em constante evolução”, conclui Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
"Gostei muito de ter vindo apresentar o meu trabalho! Descobri imenso sobre a área da Bioengenharia. É um evento interessante para desenvolver e conhecer ideias nesta área", partilhou Joana Antunes, aluna do 12º ano da Escola Secundária do Entroncamento.
Durante todo o dia os participantes foram envolvidos em sessões plenárias, interagiram com oradores convidados, participaram em grupos de discussão e assistiram a apresentações orais dos seus pares. Os trabalhos competiram para os quatro prémios monetários atribuídos: inovação alimentar, biotecnologia alimentar, melhor apresentação oral e melhor poster.
"É motivador para os alunos virem apresentar e partilhar os trabalhos que foram desenvolvendo ao longo do ano", afirmou a professora Natália Ferreira da Escola Secundária de Rio Tinto e que acompanhou os seus alunos no evento.
O sucesso deste congresso, em tudo equivalente aos seus congéneres mais adultos, reflete o interesse mais vasto dos jovens pela ciência e tecnologia e demonstra a oportunidade de eventos em investigação e a inovação desde as etapas mais precoces da educação. Com a promessa de mais edições no futuro, o BIOFASE já se afirmou como um marco no panorama científico do ensino secundário.
Prémio | Ano | Escola | Alunos | Trabalho | Professor |
Valor |
MELHOR ORAL | 12º ano | Escola Secundária do Entroncamento | Joana Patrícia Malhó Antunes | Explorando o Potencial do Brufen como Modulador do Crescimento do Tomateiro | Marta Azevedo | 150 € |
MELHOR POSTER | 12º ano | Escola Secundária da Maia | Beatriz Ribeiro de Sousa; Maria Veiga; Irene Constantino | HealingScales | Luísa Santos | 100 € |
PRÉMIO BIOTECNOLOGIA ALIMENTAR | 12º ano | Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos) | Manuel de Castro Violante; Pedro Martins; Rodrigo Passos; Rúben Silva | Rice DNA barcoding | Cristina Dias | 120 € |
PRÉMIO INOVAÇÃO ALIMENTAR | 10º ano | Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena | João Maria Marques Miguel; Guilherme Nascimento Vieira; Rafael Correia Calado | CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis | José Fradique | 120 € |
PROFESSOR INVESTIGADOR | Escola Secundária do Entroncamento | Este reconhecimento é atribuído automaticamente ao professor que coordenou o trabalho vencedor do prémio de melhor apresentação oral e garante-lhe a oportunidade de indicar um grupo de alunos que receberá mentorado regular por um investigador da faculdade ao longo do ano letivo seguinte. | Marta Azevedo |
Esta atividade é realizada no âmbito do projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026.
