Primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário

Quinta-feira, Junho 6, 2024 - 15:39

Estudantes do ensino secundário de todo o país foram desafiados a apresentar os seus projetos no BIOFASE – I Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário. Este evento inovador foi organizado pela Escola Superior de Biotecnologia e reuniu cerca de 50 jovens investigadores e seus professores durante um dia de partilha, descoberta e alguns prémios.

O foco específico dos trabalhos foi muito alargado: desde a microbiologia à biotecnologia, passando pela saúde e inteligência artificial, a ênfase na resolução de problemas através de ferramentas biológicas resultou em trabalhos de muita qualidade e provou que há escolas secundárias num patamar que merece visibilidade e reconhecimento.

Este primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário foi uma excelente oportunidade para os alunos explorarem ciência, tecnologia, engenharia e ética de uma maneira prática e criativa, preparando-os para um futuro num campo interdisciplinar em constante evolução”, conclui Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

"Gostei muito de ter vindo apresentar o meu trabalho! Descobri imenso sobre a área da Bioengenharia. É um evento interessante para desenvolver e conhecer ideias nesta área", partilhou Joana Antunes, aluna do 12º ano da Escola Secundária do Entroncamento.

Durante todo o dia os participantes foram envolvidos em sessões plenárias, interagiram com oradores convidados, participaram em grupos de discussão e assistiram a apresentações orais dos seus pares. Os trabalhos competiram para os quatro prémios monetários atribuídos: inovação alimentar, biotecnologia alimentar, melhor apresentação oral e melhor poster.

"É motivador para os alunos virem apresentar e partilhar os trabalhos que foram desenvolvendo ao longo do ano", afirmou a professora Natália Ferreira da Escola Secundária de Rio Tinto e que acompanhou os seus alunos no evento.

O sucesso deste congresso, em tudo equivalente aos seus congéneres mais adultos, reflete o interesse mais vasto dos jovens pela ciência e tecnologia e demonstra a oportunidade de eventos em investigação e a inovação desde as etapas mais precoces da educação. Com a promessa de mais edições no futuro, o BIOFASE já se afirmou como um marco no panorama científico do ensino secundário.

Prémio Ano Escola Alunos Trabalho Professor

Valor

MELHOR ORAL 12º ano Escola Secundária do Entroncamento Joana Patrícia Malhó Antunes Explorando o Potencial do Brufen como Modulador do Crescimento do Tomateiro Marta Azevedo 150 €
MELHOR POSTER 12º ano Escola Secundária da Maia Beatriz Ribeiro de Sousa; Maria Veiga; Irene Constantino HealingScales Luísa Santos 100 €
PRÉMIO BIOTECNOLOGIA ALIMENTAR 12º ano Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos) Manuel de Castro Violante; Pedro Martins; Rodrigo Passos; Rúben Silva Rice DNA barcoding Cristina Dias 120 €
PRÉMIO INOVAÇÃO ALIMENTAR 10º ano Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena João Maria Marques Miguel; Guilherme Nascimento Vieira; Rafael Correia Calado CurtiPol: transformação de desperdícios da indústria dos curtumes em biopolímeros sustentáveis José Fradique 120 €
PROFESSOR INVESTIGADOR Escola Secundária do Entroncamento Este reconhecimento é atribuído automaticamente ao professor que coordenou o trabalho vencedor do prémio de melhor apresentação oral e garante-lhe a oportunidade de indicar um grupo de alunos que receberá mentorado regular por um investigador da faculdade ao longo do ano letivo seguinte. Marta Azevedo


Esta atividade é realizada no âmbito do projeto BLUE DESIGN ALLIANCE, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026.

PRR-RP-UE