Investigadores participam na Noite Europeia de Investigadores com experiências nas áreas da Microbiologia e Segurança Alimentar

Terça-feira, Outubro 3, 2023 - 10:53

Um grupo de investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia, demonstraram algumas experiências na área da Microbiologia e da Segurança Alimentar num evento realizado no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, que decorreu em Armamar, no distrito de Viseu. O evento, que contou com mais de duzentos participantes e que reuniu investigadores de diferentes regiões de Portugal, pretendeu levar a ciência a todos, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso ao conhecimento desta população do interior do país, num local onde as atividades de divulgação de ciência são absolutamente escassas.

Os investigadores do CBQF partilharam boas práticas para a organização e conservação dos alimentos em casa, ensinando como organizar a sua cozinha ou o seu frigorífico ou desmitificando certos mitos sobre a conservação e a validade dos alimentos; demonstraram ainda, de forma divertida, formas alternativas e mais sustentáveis de apresentar os alimentos à mesa.

Sob o mote “Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão”, o evento, que decorreu a 29 de setembro, surge pela primeira vez em Armamar com o propósito de descentralizar o conhecimento científico, levando a ciência para junto da sociedade civil e da comunidade escolar. Uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, através do projeto GOMA (Academia de Ciências Gomes Teixeira), em colaboração com a Câmara Municipal de Armamar. Durante o evento, foram dinamizadas flash talks, discussões interativas, atividades práticas, oficinas e demonstrações relacionadas com as suas áreas de especialização, como a inteligência artificial, microbiologia alimentar, matemática, astronomia e sociologia.

As cerca de 200 pessoas que marcaram presença no evento tinham idades compreendidas entre os 4 e os 70+ anos. O evento ficou marcado também pelo regresso de alguns “cientistas da terra”, investigadores nas mais diversas áreas, cujas raízes remontam a Armamar e ao Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira. A organização do evento pretendeu, assim, abrir portas para novos projetos futuros de co-criação e divulgação.

A Noite Europeia dos Investigadores decorre, anualmente, em várias cidades europeias, procurando envolver e sensibilizar a população na área das ciências, proporcionando uma experiência educativa e envolvente para estudantes, pais e membros da comunidade.

Noite Europeia Investigadores

Noite Europeia Investigadores 01