Joana Cristina Barbosa, investigadora do grupo Nutrition and Health, e Ezequiel Coscueta, investigador do grupo Bioactives and Bioproducts, ambos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, foram os vencedores da categoria “Público em geral” da 7.ª edição do concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia”.
O trabalho premiado, intitulado “O microbioma oculto (‘dark microbiome’)”, destacou-se pela capacidade de comunicar, de forma clara e visualmente apelativa, um tema atual e cientificamente desafiante na área da microbiologia.
Promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), o concurso tem como objetivo incentivar a divulgação científica através da criação de uma imagem acompanhada de um texto explicativo, capaz de sintetizar conceitos e investigações relevantes na área. O trabalho distinguido será agora publicado na plataforma Cartoons de Microbiologia, juntamente com outros contributos selecionados que cumpram os critérios de qualidade definidos no regulamento. Esta iniciativa da SPM reforça a importância da comunicação científica como ferramenta para aproximar a microbiologia da sociedade, recorrendo a formatos criativos e informativos.
A ESB e o CBQF felicitam os investigadores pela distinção, que reflete a qualidade e o impacto da investigação desenvolvida na Universidade Católica Portuguesa e o compromisso com a divulgação do conhecimento científico junto da comunidade.