Press News & Events

Pedro Carvalho: "Preciso mesmo de beber um litro e meio de água por dia?"

Domingo, Janeiro 23, 2022 - 08:41
Publicação
Público

Como existe sempre uma grande quantidade de pessoas com vontade de perder peso, é normal a preocupação em saber se beber água ajuda a emagrecer ou até uma culpabilização pelo peso actual ser uma das consequências de beber pouco.

Se perguntarmos a alguém qual a quantidade de água que deve beber diariamente, uma boa parte das respostas será o clássico “litro e meio de água por dia”. É mais um mito urbano sobre a alimentação ou é um valor razoável?

Durante muitos anos, ouviu-se a máxima “se só beberes quando tens sede, já estás desidratado”, o que, de facto, não deixa de ser verdade. Tem de existir um aumento da “concentração” sanguínea correspondente a alguma desidratação para que o nosso hipotálamo desencadeie a sensação de sede. O que também é verdade é que isso ocorre com mudanças ténues de 1 a 2 % de aumento da “concentração” do sangue e tal não acarreta grande prejuízo de nenhum indicador de saúde, o que leva a que beber apenas em resposta a sede seja perfeitamente admissível. Aliás, mesmo a nível cerebral, não retiramos nenhum prazer do acto de beber quando este é feito sem sede.

Leia o artigo na íntegra aqui.