Curso Avançado em Virologia Clínica

A crescente importância da Virologia Clínica

Apresentação

A pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe finalmente para a ribalta estes importantes agentes infeciosos, que são os vírus, ao mesmo tempo que criou uma consciência coletiva da nossa vulnerabilidade perante estes agentes e da sua ameaça permanente. A crescente importância da Virologia Clínica está claramente ligada ao fato de conhecermos cada vez mais vírus, entendermos melhor o seu poder patogénico e termos aumentado a nossa capacidade de diagnosticar e tratar muitas das infeções virais. É neste contexto que surge este curso, o qual proporcionará aos participantes uma atualização e um aumento do conhecimento científico nesta área.

Objetivos

O principal objetivo deste curso é proporcionar aos participantes uma atualização e um aprofundamento dos seus conhecimentos sobre as principais infeções virais humanas. Será abordado o poder patogénico dos vários vírus, os aspetos clínicos e epidemiológicos das várias infeções, as formas de prevenção, tratamento e diagnóstico.

Destinatários

Estudantes dos 2º/3º Ciclos de cursos das áreas da saúde e afins, assim como profissionais destas áreas. Estudantes de outras áreas cujos planos curriculares apresentem uma componente analítica e biológica e que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.

Avaliação

Exame final escrito (contributo percentual de 95%)
Assiduidade (contributo percentual de 5%)

Contactos

E. Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel: 22 619 62 02
2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30
6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00
Sáb: 9h30-12h30