O termo Design Thinking (DT), ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers. O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, neste curso serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT. Por fim, a urgência em encontrar soluções que promovam a resiliência dos ecossistemas requer a inclusão de aspetos relacionados à Economia Circular no âmbito do Design Thinking. Essa consideração será integralmente abordada ao longo deste curso.
Objetivos
- Desenvolver competências específicas na aplicação do método do Design Thinking, capacitando os participantes a colaborar eficazmente na conceção de projetos empreendedores ou intra-empreendedores, focados na resolução de problemas e na exploração de oportunidades.
- Promover a utilização do Design Thinking em projetos de inovação sustentável, incentivando uma abordagem criativa e centrada no planeta/pessoa para a resolução de desafios complexos.
Destinatátios
- Profissionais do setor alimentar e afins.
- Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.
- Estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Saber contextualizar o conceito de Design Thinking;
- Ser capaz de identificar as características principais do DT;
- Tomar consciência dos mecanismos e etapas de um processo de inovação sistematizado;
- Diferenciar modelos de DT;
- Compreender e refletir criticamente sobre o papel do Design Thinking nas organizações;
- Identificar boas-práticas de utilização do DT para a Inovação para a Sustentabilidade;
- Realizar um processo completo de Design Thinking, aplicado a problemas e/ou oportunidades identificadas;
- Aplicar de modo adequado várias técnicas do Design Thinking em exercícios práticos;
- Participar em dinâmicas colaborativas e multidisciplinares próprias do Design Thinking;
- Gerir o tempo e a distribuição de tarefas no âmbito de trabalhos de grupo;
- Veicular e defender ideias e soluções usando a comunicação oral e visual em diferentes formatos.
Metodologia
O curso realiza-se em regime presencial e contemplará ações didáticas de natureza diversa que incluem: pesquisas, leituras ativas, análise de processos, elaboração de fichas, experimentação, exercícios práticos, debates coletivos, etc.
No entanto, a metodologia privilegiada no âmbito do curso é a aprendizagem cooperativa baseada em problemas, que implica a exploração e aplicação das técnicas de DT e do pensamento criativo em trabalhos de equipa. Os estudantes desenvolverão um projeto que responde a um problema e/ou oportunidade na área da Sustentabilidade onde o método do Design Thinking será aplicado na prática.
As atividades em sala variam entre a apresentação teórica de conceitos (método expositivo), a exploração e aplicação das ferramentas heurísticas em trabalhos de grupo (método ativo e experimental), e a reflexão acerca do funcionamento das técnicas e ferramentas experimentadas (método metacognitivo).