Microrganismos e Segurança Alimentar

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objetivos Pedagógicos:

Providenciar aos estudantes os conhecimentos necessários para compreender a evolução e o impacto das toxinfecções alimentares no mundo globalizado e identificar métodos de controlo adequados, ao longo da cadeia alimentar, que garantam a produção a distribuição e o consumo de alimentos seguros.

Resultados Expectáveis:

Reconhecer que as toxinfecções alimentares são um problema grave de saúde pública não só em países em desenvolvimento, mas também em países industrializados. Perceber o impacto económico e social das toxinfecções alimentares. Conhecer os microrganismos patogénicos, a probabilidade da sua ocorrência em diferentes tipos de alimentos, o risco que representam para os consumidores e eficácia das diferentes medidas intervenção.

 

Metodologias de ensino

A abordagem aos conteúdos programáticos é realizada em aulas teóricas e práticas laboratoriais em que a interação docente aluno é incentivada recorrendo a diferentes metodologias, por exemplo, a exploração e discussão de casos de estudo, a exposição de algumas temáticas pelos alunos, a análise critica de artigos científicos e a proposta para realização de trabalhos de pesquisa sobre diversos assuntos, fora do período letivo, para posterior discussão em sala de aula.

Condições para Obtenção de Frequência:

  1. Avaliação contínua (50 %)
    Nota mínima de 10 valores (/20 valores)
  2. Exame final (50 %)
    Nota mínima de 10 valores (/20 valores)

 

Conteúdos

Aulas Teóricas:

  • Fatores que influenciam o controlo de microrganismos patogénicos em alimentos (Perigo; Probabilidade de ocorrência; Fisiologia; Riscos para o consumidor: Disponibilidade/eficácia de medidas preventivas)
  • Doenças de origem alimentar (Contributos para o aumento da sua ocorrência nas últimas décadas; Toxinfeções alimentares em Portugal)
  • Fontes de contaminação/estratégias de controlo de microrganismos patogénicos nos diferentes grupos de alimentos
  • Microrganismos patogénicos relevantes
  • Critérios Microbiológicos
  • Controlo biológico de alimentos

Aulas Práticas Laboratoriais:

  • Análise microbiológica de alimentos
  • Métodos de recuperação de bactérias com danos subletais.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Licenciada em Engenharia Alimentar e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Associada com agregação da Escola Superior…