Objetivos e Competências
Objetivos Pedagógicos:
Providenciar aos estudantes os conhecimentos necessários para compreender a evolução e o impacto das toxinfecções alimentares no mundo globalizado e identificar métodos de controlo adequados, ao longo da cadeia alimentar, que garantam a produção a distribuição e o consumo de alimentos seguros.
Resultados Expectáveis:
Reconhecer que as toxinfecções alimentares são um problema grave de saúde pública não só em países em desenvolvimento, mas também em países industrializados. Perceber o impacto económico e social das toxinfecções alimentares. Conhecer os microrganismos patogénicos, a probabilidade da sua ocorrência em diferentes tipos de alimentos, o risco que representam para os consumidores e eficácia das diferentes medidas intervenção.
Metodologias de ensino
A abordagem aos conteúdos programáticos é realizada em aulas teóricas e práticas laboratoriais em que a interação docente aluno é incentivada recorrendo a diferentes metodologias, por exemplo, a exploração e discussão de casos de estudo, a exposição de algumas temáticas pelos alunos, a análise critica de artigos científicos e a proposta para realização de trabalhos de pesquisa sobre diversos assuntos, fora do período letivo, para posterior discussão em sala de aula.
Conteúdos
Aulas Teóricas:
- Fatores que influenciam o controlo de microrganismos patogénicos em alimentos (Perigo; Probabilidade de ocorrência; Fisiologia; Riscos para o consumidor: Disponibilidade/eficácia de medidas preventivas)
- Doenças de origem alimentar (Contributos para o aumento da sua ocorrência nas últimas décadas; Toxinfeções alimentares em Portugal)
- Fontes de contaminação/estratégias de controlo de microrganismos patogénicos nos diferentes grupos de alimentos
- Microrganismos patogénicos relevantes
- Critérios Microbiológicos
- Controlo biológico de alimentos
Aulas Práticas Laboratoriais:
- Análise microbiológica de alimentos
- Métodos de recuperação de bactérias com danos subletais.