Objetivos e Competências
Proporcionar fundamentos de alguns métodos instrumentais de análise: espectrofotometria de absorção molecular, espectrofotometria de absorção e emissão atómica; cromatografia, potenciometria e condutimetria.
Compreender os conceitos e o funcionamento do equipamento correspondente aos métodos instrumentais em causa.
Calcular concentrações de parâmetros químicos em diferentes tipos de amostras, e expressas em diferentes unidades.
Interpretar os resultados obtidos e avaliar se são verosímeis. Estimar a precisão, a exatidão, a sensibilidade e o limite de detecção.
Elaborar um relatório de uma análise química instrumental.
Em face do problema analítico que se depara, selecionar a metodologia mais adequada para resolver o problema em questão.
Manipular de forma cientificamente correta, expedita, e em segurança, a instrumentação analítica.
Metodologias de ensino
Aulas teóricas comuns a todas as turmas, com grande interação com os alunos, acompanhadas de aulas teórico-práticas para resolução de problemas de aplicação, realizadas em turma, geralmente com um número de alunos inferior a 20.
Aulas de laboratório (#10 trabalhos), envolvendo a manipulação dos métodos instrumentais discutidos nas aulas teóricas, seguidas de uma aula de laboratório de avaliação.
Conteúdos programáticos
Programa das Aulas Teóricas
- Introdução aos métodos instrumentais de análise
- A radiação electromagnética e a sua interação com a matéria
- Espectrofotometria de absorção
- Espectrofotometria de absorção molecular (UV/Vis)
- Espectrofotometria de absorção e de emissão atómica
- Cromatografia; cromatografia de fase gasosa; cromatografia de fase líquida
- Potenciometria
- Condutimetria
Programa das Aulas Teórico-Práticas e Laboratoriais
Exercícios envolvendo radiação electromagnética, aspectos quantitativos da lei de Beer, esboço de curvas de titulação usando eléctrodos inertes, ativos e seletivos de iões (ESI), potenciometria direta, métodos quantitativos em cromatografia, medidas condutimétricas.
Trabalhos práticos (#10)
Medidas espectrofotométricas: quantitativas (curvas de calibração usando reações de desenvolvimento de cor), titulações espectrofotométricas, e qualitativas (traçado de espectros de absorção). Medidas potenciométricas (estudo de um ESI, determinações pelo método da curva de calibração e por titulação potenciométrica). Espetrometria de absorção e emissão atómica. Medidas condutimétricas. Métodos cromatográficos.