Alimentação e Nutrição Humana I

4 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

É objectivo a compreensão e o reconhecimento da importância e valor nutricional dos alimentos e identificar os seus determinantes; conhecer as recomendações alimentares e nutricionais, as funções biológicas dos nutrientes e os principais guias alimentares. Os principais conhecimentos serão: fatores determinantes nas escolhas alimentares; compreensão do conceito de metabolismo energético, principais fatores que o influenciam e a sua relação com a composição corporal; identificação e caracterização dos vários nutrientes presentes nos alimentos e sua função; identificação dos factores que diminuem a qualidade nutricional; conhecimento e aplicação das recomendações nutricionais e energéticas de referência; conhecer os alimentos como fontes de nutrimentos e perceber qual a influência do mesmo no aporte diário calórico e nutricional; conhecer características nutricionais dos alimentos/bebidas. Compreender e aplicar o conceito de alimentação saudável.

 

Metodologias de ensino

Adoptam-se metodologias de ensino que facilitam a aprendizagem do "saber fazer, como fazer", agilizando a estimulação do ganho de competências de desenvolvimento pessoal e privilegiando o trabalho prático e de reflexão (estudos de caso, resolução de problemas, discussões em grupo, bibliotecas on-line, escrita de pequenos textos, responsabilizando mais o discente no seu processo de aprendizagem. Nas sessões teóricas privilegia-se a exposição dialogada. No ensino teórico-prático acrescentam-se metodologias de desenho de tarefas, problemas/artigos para discussão privilegiando-se o “brainstorming” e reflexão que põe em prática as competências da UC, e favorecem a aquisição de conhecimentos, capacitam a resolução de problemas, desenvolvem hábitos de trabalho em grupo e contacto com softwares facilitadores de análise de composição nutricional tais como o Nutrium.

 

Conteúdos programáticos

  • Fontes e metabolismo da energia, componentes e métodos de avaliação do gasto energético,  balanço energético, peso e composição corporal. Necessidades e recomendações.
  • Nomenclatura, propriedades biológicas, fontes alimentares de glícidos, e respectiva listagem digerível e indigerível. Definição, classificação e papel biológico da fibra alimentar.  Necessidades e recomendações.
  • Fontes proteicas, qualidade proteica, funções orgânicas e biológicas.
  • Lípidos, nomenclatura, e propriedades biológicas (colesterol, esteróis, ácidos gordos essenciais e seus derivados metabólicos). Necessidades e recomendações.
  • Minerais e vitaminas: nomenclatura, propriedades biológicas, fontes e funções. Noção de deficiência e carência. Doses recomendadas.
  • Balanço hídrico, funções da água enquanto nutrimento.
  • Equilíbrio redox e balanço ácido-base.
  • Características nutricionais dos alimentos/bebidas, composição nutricional (TCA e outras).
  • Compreender e aplicar o conceito de alimentação saudável.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Doutorado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição em 2015 pela FCUP/FCNAUP, é licenciado em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. É Professor Auxiliar da…