Objetivos e Competências
Aquisição de capacidade de elaboração de um trabalho de síntese, em grupo, que requer um domínio adequado das várias áreas temáticas necessárias a uma atividade profissional em Engenharia Alimentar.
O projeto visa atuar em áreas relativas ao desenvolvimento de processos de produção de novos produtos alimentares, ou à implementação de novas tecnologias. Pretende-se que esta integração de conhecimentos científico-tecnológicos se concretize num enquadramento real, havendo muitas vezes ligação a organizações externas.
A UC contribui para que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar as diferentes dimensões associadas à elaboração de um projeto industrial, para além das questões técnicas, e perceber a sua ligação com outros domínios da indústria alimentar e implicações na sociedade envolvente.
Metodologias de ensino
Os alunos trabalham em grupo, identificando o tema de trabalho no início do semestre.
Normalmente o trabalho é o projecto de produção industrial do produto desenvolvido no ano anterior na disciplina de Desenvolvimento e Novos Processos e Produtos, incluindo a avaliação da viabilidade técnica e económica do processo.
Nas primeiras semanas cada grupo apresenta uma calendarização dos trabalhos. Os professores da disciplina têm, com cada grupo, reuniões de periodicidade semanal, de forma a acompanhar a evolução do trabalho. Os alunos são encorajados a procurar informação diversa no exterior da instituição, de forma a desenvolverem a sua capacidade de relacionamento e comunicação com especialistas e não especialistas.
Sendo um trabalho de grupo, os seus diferentes elementos assumem a liderança do mesmo em regime de rotatividade ao longo do semestre.
No final do semestre os alunos apresentam um relatório escrito devidamente estruturado e apresentam uma comunicação oral do trabalho.
Durante o semestre são oferecidas palestras sobre os diferentes temas afectos à realização de projectos no âmbito de Engenharia. Existem também apresentações do tipo “Seminário” dadas por especialistas em áreas diversas, incluindo temas mais amplos, tais como, “inovação empresarial”, “oportunidades de negócio”, “como iniciar uma empresa”.
Conteúdos
Projetos industriais na área alimentar: Identificação do Projeto; Planos de investimento; Indicadores da avaliação da viabilidade económico-financeira; Contexto social.