A Escola Superior de Biotecnologia e o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa receberam a visita de Rosalinda Scalia, Deputy Head of Unit para a Bioeconomia e Sistemas Alimentares na Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia.
Durante a visita, Rosalinda Scalia teve a oportunidade de conhecer os projetos de investigação do CBQF nas áreas da Bioeconomia e dos Sistemas Alimentares e, também, o ambiente de cocriação que caracteriza o centro e a Faculdade.
A visita decorreu, a 19 de novembro, em simultâneo com a reunião anual da rede de investigação FoodForce, este ano organizada pela Escola Superior de Biotecnologia. Neste contexto, Rosalinda Scalia realizou uma apresentação intitulada "R&I central to EU's competitiveness: fostering innovation in food systems and life sciences. Updates on EU collaborative research and upcoming policy initiatives" para todos os membros e países envolvidos na rede, tendo também discutido o futuro financiamento do sistema agroalimentar.
Rosalinda Scalia tem uma vasta experiência em políticas alimentares e agrícolas, tendo trabalhado anteriormente na Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar como responsável por políticas de sanidade vegetal. Antes de integrar as instituições europeias em Bruxelas, desempenhou funções como Inspetora Alimentar no Ministério da Agricultura italiano durante quase uma década e na Agência Espanhola de Segurança Alimentar, com foco na investigação de fraudes e irregularidades no mercado alimentar. Tem um Doutoramento em Agronomia Ambiental pela Universidade de Palermo e foi investigadora visitante na Universidade da Califórnia (Davis) e na Universidade do Alabama.