O 20.º Colóquio Internacional de Nutrição Vegetal (IPNC) terá lugar de 22 a 25 de julho de 2025, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em Portugal. Este evento de referência na área da nutrição vegetal é organizado pela Marta Vasconcelos, Professora Auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia (ESB), membro da Direção da ESB e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).
Sob o tema "Cultivar Resiliência: Nutrição Vegetal para Alimentação, Ração e Saúde", o colóquio abordará temas fundamentais como absorção, transporte e homeostasia de nutrientes, tecnologias inovadoras para a gestão de nutrientes, impacto dos nutrientes vegetais na saúde humana e os efeitos das alterações climáticas na nutrição vegetal. O evento reunirá estudantes, agrónomos, nutricionistas, investigadores, membros da indústria, decisores políticos e cientistas de setores público e privado ligados à nutrição vegetal e humana, produção de fertilizantes, biologia vegetal, genética, agronomia, horticultura, ecologia e ciências ambientais. A submissão de resumos científicos para participar neste colóquio com apresentações orais ou posters encontra-se aberta até ao dia 17 de fevereiro 2025.
No âmbito do programa do IPNC, o primeiro dia contará com a realização da RARE FOOD FAIR, evento final do projeto RADIANT, coordenado pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). A feira pretende dar a conhecer produtos locais, regionais e biológicos, cultivados através de práticas agrícolas sustentáveis. Todos os interessados em participar como expositores nesta feira devem contactar a organização para o email joana@ipnc2025.org.
Marta Vasconcelos manifestou o seu entusiasmo com a realização do evento:
"Estamos muito entusiasmados por acolher o 20.º IPNC no Porto, uma cidade reconhecida pelo seu património histórico, paisagens deslumbrantes e cultura vibrante. Este colóquio é uma oportunidade única para promover discussões, partilhar investigação inovadora e fortalecer colaborações que contribuirão para o futuro da nutrição vegetal e da sustentabilidade."
Para mais informações, visite o site oficial do IPNC 2025.
